A Valve decidiu roubar uma página ao livro de estratégias da Nintendo, e por isso vai lançar uma versão OLED da sua Steam Deck, com mais autonomia, internet mais rápida, e claro, um ecrã OLED de grande qualidade.
Porém, o nível de performance vai continuar um pouco atrás daquilo que a ROG Ally (ASUS) e Legion Go (Lenovo) são capazes de oferecer nesta altura do campeonato.
Steam Deck vai ter upgrade para o Natal. Mas a performance é a mesma!
Portanto, a Valve já tinha dito várias vezes que existia um potencial tremendo para criar várias versões diferentes da sua consola portátil, porém, sem incrementos de performance. Sendo exatamente isto que a gigante dos videojogos decidiu fazer neste final de 2023, ao lançar uma versão OLED da sua consola, que traz o mesmo design base (agora com uma versão transparente), mas vem equipada com um SoC mais eficiente (6nm em vez de 7nm), um ecrã OLED, entre outras melhorias ligeiras. As reservas começam já na próxima semana!
O que muda na realidade?
O mais notório é mesmo a qualidade de imagem, visto que o antigo ecrã LCD da Steam Deck original tem sido um dos pontos de crítica mais visados pelos jogadores. Além disto, a nova Steam Deck OLED conta com um acréscimo de bateria à volta dos 30~50%, não só porque o SoC é mais eficiente, mas também porque a própria bateria é agora maior.
A internet também vai ficar mais rápida e mais fiável, graças à implementação de suporte ao padrão Wi-Fi 6E.
Quanto à performance, é esperado que seja muito similar, mas agora mais consistente. Tudo porque a Valve foi capaz de melhorar o sistema de refrigeração, e por isso o SoC é capaz de manter frequências mais altas durante mais tempo.
Especificações Técnicas:
- SoC: AMD (APU) – CPU 4c/8t (2.4-3.5GHz) // GPU: 8 RDNA 2 CUs, 1.6GHz (1.6 TFlops FP32)
- RAM: 16 GB LPDDR5 (6400 MT/s quad 32-bit channels)
- Armazenamento: 512GB ~ 1TB (continua com suporte a cartão microSD)
- Ecrã: OLED 7.4” 1280 x 800 (1000 nits) // 90Hz
- Wi-Fi 6E
- Bateria: 50Whr
Antes de mais nada, o que acha da Steam Deck? Está no ponto? Ou já está “velhota”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!