Como deve saber, a Valve anunciou uma nova consola portátil, que tem o grande objetivo de roubar alguma da quota de mercado da Nintendo Switch, ao oferecer níveis de performance muito mais próximos ao mundo dos PCs e consolas de nova geração.
É uma jogada estranha, porque a Valve nunca teve muito talento na venda de hardware, mas que verdade seja dita, está a ser elogiada em tudo o que é sítio. Será que vamos ter aqui algo capaz de mudar o mundo dos videojogos para sempre? É que pelo menos em termos de capacidade de processamento, esta Steam Deck é uma ‘beast’.
Steam Deck: Nintendo Switch ‘killer’? Suporte a Ray Tracing e VRS!
Portanto, como deve saber, a Steam Deck é baseada num SoC muito similar ao da PS5 e Xbox Series X, ao contar com núcleos de CPU Zen 2 e núcleos de GPU RDNA 2. Obviamente que os níveis de performance não são os mesmos, mas para a resolução do ecrã (800p), também não precisam de o ser.
Dito tudo isto, a consola traz suporte a muitas das coisas que fazem das consolas de nova geração, bem… aparelhos de nova geração. Estamos obviamente a falar de funcionalidades DirectX 12 Ultimate como o VRS (Variable Rate Shading) e Ray-Tracing. Ainda mais interessante que isto, a Valve já confirmou que vai ser possível fazer nesta consola, tudo o que já faz num PC. Ou seja, até pode jogar jogos de outras plataformas, como a rival Epic Games Store.
Consola poderosíssima para a resolução!
A Steam Deck não chega ao mercado com um super ecrã, em vez disso, aposta numa resolução de 1280×800, o que na verdade pode mesmo ser uma jogada de génio. Visto que numa consola portátil, a resolução não é assim tão importante como num monitor ou TV de grandes dimensões.
É exatamente por isto que é muito provável que o nível de performance seja muito similar ao que podemos ver na Xbox Series X, a consola de nova geração mais poderosa do mercado. Aliás, Peter Thomas (Durante) já veio a público que pixel a pixel, a capacidade de processamento é basicamente a mesma.
Mas vamos por partes.
- O GPU da Steam Deck tem uma performance ‘base’ muito similar à PS4. No entanto, é baseado numa arquitetura muito mais recente e muito mais poderosa. Por isso, pixel a pixel, é capaz até de rivalizar com aquilo que a Xbox Series X é capaz de fazer em 4K.
- O CPU da Steam Deck é basicamente uma versão capada do CPU da PS5 e Xbox Series X, capaz de mais ou menos metade do seu potencial máximo.
- 16GB de memória RAM, exatamente o mesmo que encontramos na PS5, e 4x superior ao que a Switch oferece.
Será que vamos ter aqui um aparelho capaz de mudar o mundo do PC para sempre?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!