A Aya Neo anunciou um novo modelo da sua consola/pc portátil baseada em hardware AMD. Estamos a falar das Aya Neo 2021 Pro e Aya Neo 2021 Pro Retro Power, ambas com 1TB de armazenamento, e possibilidade de chegar aos 2TB.
Temos agora um upgrade no processador muito interessante, que vai inegavelmente melhorar a performance de todo o pacote. Ainda assim, é hardware mais antigo, visto que a Valve tem uma solução muito parecida às consolas de nova geração (Zen 2 + RDNA 2), enquanto aqui temos uma solução Zen 2 + Vega.
Mas o preço… É simplesmente assustador! Especialmente em comparação à Steam Deck da Valve.
Steam Deck já tem rival. Problema? Custa o dobro do preço
Portanto, os modelos Pro da consola trazem agora um processador AMD Ryzen 7 4800U com 8 núcleos e 16 threads (Zen 2), o que representa um boost muito significativo de performance relativamente ao “velho” Ryzen 5 4500U presente no modelo ‘normal’ (6 núcleos e 12 threads).
Além da performance computacional, este processador APU também conta com mais núcleos de processamento gráfico Vega, o que irá obviamente resultar num aumento de performance muito significativo na parte gráfica, que é o que mais interessa neste tipo de aparelho. No entanto, é uma arquitetura muito mais antiga relativamente à mais recente RDNA 2 do SoC que dá vida à Steam Deck, a maior rival desta consola no mercado de videojogos.
Além de tudo isto… Sim, as consolas são muito bonitas, o problema deste lançamento, é que com especificações muito similares à Steam Deck da Valve, estas custam quase o dobro. No entanto, vão chegar ao mercado um pouco mais cedo, visto que vão ficar disponíveis já em Setembro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nesta consola/pc? Ou vai esperar pela Steam Deck da Valve? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!