A Valve já confirmou que, apesar dos muitos rumores a circular na Internet, não existe uma Steam Deck 2 em desenvolvimento a ter como base um APU Ryzen Z2.
Esta nova gama de processadores da AMD vai de facto dar vida a várias novas consolas, mas… A Steam Deck 2 não vai ser uma delas.
Steam Deck 2? Não vai ser para já. Pode esquecer o Ryzen Z2!
Portanto, depois do anúncio oficial da gama de APUs Ryzen Z2, muitos rumores começaram a apontar para a chegada iminente de uma Steam Deck 2. Uma consola que, claro está, teria como base a versão mais poderosa do novo APU da AMD.
There is and will be no Z2 Steam Deck. Guessing the slide was meant to say the series is meant for products like that, not announcing anything specific.
— Pierre-Loup Griffais (@plagman.bsky.social) 2025-01-06T13:02:05.934Z
Mas, Pierre-Loup Griffais da Valve já veio a público afirmar que não vai existir uma Steam Deck baseada nesta nova geração de processadores Ryzen da AMD. (Como pode ver em cima)
O slide que apareceu no anúncio dos novos processadores apenas serviu para apontar o tipo de produto que poderíamos ver no mercado. Não serviu para meter os holofotes em cima de uma hipotética Steam Deck 2.
Entretanto, enquanto a Steam Deck 2 parece não estar com muita pressa de chegar ao mercado, a realidade é que esta nova gama de APUs vai de facto dar origem a várias novas consolas com níveis de performance muito interessantes, e claro, muito acima daquilo que a Steam Deck é capaz de oferecer nos dias que correm.
Vamos ver novas consolas por parte da ASUS, da Lenovo, entre muitas outras fabricantes com história no mundo do PC Gaming.
Ainda assim, a realidade é que o modelo OLED deu uma nova vida à Steam Deck, que se continua a apresentar como a consola portátil de referência deste “novo” mercado. Aliás, para quem tem algum receio de comprar uma destas consolas, pode pura e simplesmente comprar uma consola usada à volta dos 300€, e experimentar o mundo mobile sem grandes riscos à mistura.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!