A Steam Deck, a primeira consola portátil da Valve, que em boa verdade, é um autêntico PC com um design mais ao estilo Nintendo Switch, está a fazer um tremendo sucesso no mundo das consolas. Sendo exatamente por isso que a equipa de desenvolvimento já se está a preparar para uma segunda versão da pequena consola.
Assim, é cada vez mais óbvio que a Steam Deck 2 vai ser uma realidade no mercado, e pelos vistos, o ganho de performance vai ser brutal. Tudo graças a um novo APU da AMD. Vamos ver o que isto vai dar?
Steam Deck 2: Já se fala na segunda versão, e já temos specs!
Portanto, parece que já existem planos para uma nova consola, e o aumento de performance vai ser mesmo significativo. Afinal de contas, a Valve já está a contar aproveitar o novo APU “Little Phoenix” da AMD.
Quem o afirma é nada mais nada menos que Tom do canal Moore’s Law is Dead, que aponta para o APU “Little Phoenix” como a solução para todos os aparelhos portáteis sedentos de performance.
Estamos assim a falar de um 4 núcleos Zen 4 (8 threads), 25~35% maior PPC, e frequências capazes de tocar nos 4GHz. Obviamente que no campo do GPU, também vamos ter acesso à nova arquitetura RDNA3, o que por sua vez deverá significar um aumento de performance gráfico de mais ou menos 50%.
Será a Steam Deck 2 mais poderosa que a PS5? Não, claro que não.
Está muito provavelmente a sentir alguma baba a cair da sua boca, ao olhar para os números. Mas temos de ter a noção de que o atual APU da Steam Deck está extremamente limitado pela energia que pode consumir, e calor que a consola é capaz de dissipar. Por isso, apesar de ser interessante ver um potencial aumento de performance à volta dos 30~50%, é preciso ter em conta que mais 50% de pouco, continua a ser pouco.
Ainda assim, é esperado que o APU da Steam Deck 2 seja capaz de chegar aos níveis de performance do velho AMD Ryzen 5 3600, um processador com 6 núcleos, e 12 threads, baseado na arquitetura Zen 2. Por sua vez, isto significaria a capacidade de jogar jogos AAA, em FHD, a 60 FPS.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? O lançamento vai ser para breve? É que muito honestamente, não me parece que a Valve queira seguir os ciclos tradicionais do mundo das consolas. Não me admiraria nada de ver uma Steam Deck 2, nas prateleiras, dentro de muito pouco tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!