Steam Deck 2? Ainda não! Steam Deck OLED? É para breve!

Pois bem, a Steam Deck é um sucesso! Não é obviamente algo comparável a uma consola Sony PlayStation, Microsoft Xbox ou Nintendo Switch, mas, é o início de algo completamente novo, com muito potencial no seu futuro.

Sendo exatamente por isso que a Valve já tem planos para mais hardware, onde claro está, temos de incluir novas versões da Steam Deck. No entanto, antes da chegada de uma versão completamente nova desta consola/pc portátil, a Valve está a planear lançar algumas revisões, com alguns ajustes importantes.

Curiosamente, além da Steam Deck, tudo indica que a Valve também está a considerar recuperar o comando Steam Controller.

Steam Deck vai ter mais versões, mas primeiro… Revisões!

Steam Deck

Portanto, há alguns meses atrás, a Valve confirmou que tinha planos para novas versões da sua Steam Deck. Contudo, na altura, apenas isso foi avançado, não sendo muito claro que versões seriam estas.

Pois bem, nesta altura do campeonato, já temos uma ideia daquilo que vai acontecer. Afinal, numa recente entrevista, a Valve explicou um pouco do seu plano, onde inclui a Steam Deck, o Steam OS, e claro, outros projetos. Isto significa o quê?

Antes de mais nada, pode esquecer uma Steam Deck 2 nos próximos anos. Contudo, é muito provável que seja lançada uma versão equipada com um ecrã OLED, ao mesmo tempo que também chega ao mercado mais pequena, mais compacta, e claro, mais eficiente. Aliás, é este um dos grandes focos da equipa responsável pela consola… Melhor ecrã e uma bateria capaz de aguentar mais tempo.

Mais performance na revisão? Esqueça isso. A Valve quer um nível de performance consistente, para permitir uma melhor otimização para o hardware atual.

Existem consolas muito similares, e algumas até muito mais poderosas, comparativamente à Steam Deck no mercado. A Valve está preocupada?

Não. A Valve afirma que a configuração atual da sua consola é a melhor. Em que sentido? Na sempre frágil equilíbrio performance/eficiência energética.

Sim, existem outras consolas mais poderosas, como é o caso da GPD Win Max 2. Mas a Valve continua mais interessada neste equilíbrio, ao mesmo tempo que tenta aumentar a autonomia da sua consola num futuro próximo.

Ainda assim, existem planos para levar o Steam OS a muitas destas novas consolas, aumentando o tamanho do ecossistema, e assim, angariando potenciais novos clientes, em todas as gamas de preço. Uma espécie de ressurreição do projeto Steam Machine.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? A Valve está a pensar bem, e a agir bem no mundo do hardware? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também