Costuma-se dizer que Portugal é um paÃs de brandos costumes. Realmente é. No entanto, também conseguimos ser de algum modo ser mais rebeldes em alguns aspetos. Agora e numa altura de pandemia o grande debate está centrado na utilização da aplicação Stayaway COVID. Diz-se que será obrigatória e de acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados isto pode abrir graves questões de privacidade. Aparentemente os portugueses também sentem isto e curiosamente isto levou a uma verdadeira corrida aos smartphones antigos. Os Nokia são os mais procurados para se fugir à App Stayaway COVID mas há muitas outras marcas a serem procuradas.
App Stayaway COVID obrigatória dispara corrida aos Nokia!
Inicialmente tudo parecia uma piada. Quando esta notÃcia da possibilidade da app ser obrigatória se espalhou, os utilizadores começaram a colocar imagens de telemóveis antigos e a perguntarem se daria para instalar a nova app Stayaway COVID. Se foi por isto ou não, o que é certo é que a procura por telemóveis da marca Nokia, sobretudo os mais antigos, disparou em diversas plataformas. E quem quer vender sabe disso. Basta olharmos para o OLX e vermos a quantidade de equipamentos para venda que surgiram nas últimas horas. Pode ver aqui.
Mas não é só no OLX que as pessoas estão à procura dos Nokia. Essa procura também está a ser registada em plataformas como o Aliexpress e em lojas chinesas como a Bangood.
Aliás alguns anúncios a Nokias até fazem referência à app StayAway COVID.
O caso dos smartphones Huawei
No entanto, esta procura está a alargar-se a outras marcas. De facto, até se tem falado da compra de um smartphone Huawei dos novos sem serviços da Google para não se usar esta aplicação.
Esta informação está errada. Quem tem um Huawei sem serviços da Google e quiser instalar a app Stayaway COVID tem de o fazer através da App Gallery e já irá funcionar. Apesar disso, é verdade que não funciona nos smartphones Huawei martelados. Ou seja, aqueles que vêm sem serviços da Google, mas de alguma forma os conseguimos instalar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!