As aplicações do Office sempre tiveram a fama de serem algo lentas a arrancar. Felizmente, a Microsoft parece ter reconhecido essa fraqueza e está a preparar melhorias no tempo de arranque do Office. A novidade chama-se “Startup Boost”.
O que é o Startup Boost?
O Startup Boost é uma nova funcionalidade introduzida pelo instalador do Microsoft Office com o objetivo de melhorar o desempenho e reduzir o tempo de carregamento das aplicações. A empresa partilhou esta informação com administradores de TI através do Microsoft 365 Message Center, explicando como o processo vai funcionar.
Basicamente, trata-se de uma tarefa que corre em segundo plano quando liga o computador, como refere o XDA. Dependendo do estado e desempenho do sistema, pode-se executar ocasionalmente. Depois de ativa, a aplicação (por exemplo, o Word) ficará “em pausa” na memória, pronta a ser aberta mais rapidamente quando precisares dela. Caso contrário, o sistema liberta essa memória automaticamente para não desperdiçar recursos.
Requisitos mínimos e condições para melhorar o tempo de arranque do Office
A Microsoft garante que esta funcionalidade só se ativa em computadores com capacidade suficiente, e que não deverá afetar o desempenho do sistema. Para que o Startup Boost funcione, o teu PC terá de ter pelo menos 8 GB de RAM livre e 5 GB de espaço no disco. Além disso, se tiver o modo de poupança de energia ativado, a funcionalidade será automaticamente desativada.
Quando e como vai chegar?
O Word será a primeira aplicação a receber esta melhoria, a partir de maio, e os restantes programas do Office seguir-se-ão nos meses seguintes. A funcionalidade ativa-se por defeito. Ou seja, não vais precisar de fazer nada para a ter.
Se não quiseres usar o Startup Boost, podes desativá-lo facilmente nas definições da aplicação. Assim vá a Ficheiro > Opções > Geral > Startup Boost e desmarque a opção.
Atenção que mesmo que desative a funcionalidade, ela voltará a ser criada automaticamente após cada atualização do Office. Por isso, se preferir não a ter, terá de a desativar sempre que atualizar o programa.