Ao que tudo indica, a Western Digital mudou os chips de memória NAND Flash de um dos seus SSDs de gama baixa (WD SN550 Blue), o que resultou numa significativa queda de performance em certos cenários. Ou seja, a WD juntou-se a um lote de marcas, que por qualquer razão, decidiram mudar, silenciosamente, alguns componentes chave em algumas gamas de produtos, nomeadamente SSDs.
Algo que rapidamente se começa a transformar numa tendência na indústria. Cheira-me que está na altura de começar a castigar, a sério, as marcas.
SSDs – Western Digital foi apanhada a vender gato por lebre
Portanto, a diferença nem é assim tão significativa quanto isso. No entanto, na mais pura das verdades, o produto já não é o mesmo que foi analisado por tantos meios de comunicação na altura do seu lançamento.
Como tal, quando algum consumidor vai pesquisar a performance do SSD na Internet, está literalmente a ser enganado por números e gráficos que estão simplesmente obsoletos. O que pode pender a balança para a compra de um componente, que pura e simplesmente não se irá comportar como o que seria de esperar. Tudo devido à troca dos chips de memória, ou em alguns casos, do controlador destes ditos chips.
Revisões de hardware são normais. Mas isto é diferente!
É completamente normal ver novas revisões de hardware no mercado, como é o caso da nova PS5, que além de uma base menos complexa, é agora também 300g mais leve. Mas há aqui algo muito importante a reter… A sua performance é exatamente a mesma.
O facto desta revisão de hardware afetar a performance, e nada ter sido dito aos reviewers, ou potenciais consumidores… É algo que fica muito mal à marca.
O que aconteceu afinal?
Em termos de performance, enquanto a cache não ficar cheia, tanto a nova drive como a antiga ultrapassam os 2GB/s nem qualquer problema. As dificuldades começam quando os ficheiros são demasiado grandes, com a velocidade a cair dos 610MB/s para 390MB/s.
Entretanto, é muito provável que a troca de chips de memória NAND tenha sido uma causa direta da crise de semicondutores. Mas nem é isso que está em causa… É mesmo o facto de a WD não ter dito nada… A ninguém.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha correto por parte das fabricantes? Ou quer mais transparência quando estas coisas acontecem? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!