A Western Digital parce estar pronta a levar para o mercado um novo tipo de memória NAND, a Penta Layer Cell (PLC). Aliás, a empresa já tinha anunciado o seu desenvolvimento em 2019, na mesma altura que a Toshiba (agora Kioxia) também anunciou o início das hostilidades.
Mas tem noção das vantagens e desvantagens deste tipo de memória?
SSDs vão ser baseados num novo tipo de memória NAND! Mas as desvantagens são aparentes.
Portanto, tivemos agora acesso a mais novidades acerca da tecnologia, e pelos vistos, a ideia é começar a lançar os primeiros produtos com 5 bits de informação por célula (Penta Layer Cell – PLC) antes de 2025.
No entanto, ao contrário da adoção da TLC e QLC, é esperado que adoção do mercado seja um pouco mais lenta com a PLC.
Ou seja, a tecnologia PCL é na verdade apenas um aumento de densidade nos chips de memória NAND Flash. Assim, vamos começar a ter 5 bits de informação em cada célula, o que claro está, aumenta a capacidade de armazenamento de informação, no mesmo espaço físico. Neste caso, mais 25%. Contudo, isto também traz algumas desvantagens. Afinal de contas, quanto maior for a densidade destes chips de memória, menor é a durabilidade e velocidade de leitura/escrita.
É exatamente por isto que a grande maioria dos utilizadores não morre de amores pelos SSDs QLC. Que apesar de mais baratos, e de oferecem muito armazenamento, oferecem velocidades muito aquém daquilo que deveríamos esperado do mundo dos SSDs. Além disto, não é esperado que a memória PLC leve o mundo dos SSDs ao mesmo nível de armazenamento puro e duro dos tradicionais discos rígidos HDD, que curiosamente, continuam a ser alvo de muito desenvolvimento, devido ao seu custo por Gb muito mais reduzido.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!