Depois da subida de tudo o que era tecnologia durante os tempos pandémicos, está na altura de começar a ver algumas baixas, ou pelo menos algumas “atenções” aos preços.
Assim, além de vários descontos no mundo das placas gráficas, e de uma manutenção dos preços de 2020, por parte da AMD com os seus novos Ryzen 7000… Tudo indica que vamos também ver uma queda muito significativa nos preços do armazenamento SSD.
Porquê? Os chips de memória V-NAND estão em queda livre! Já desvalorizaram 35%.
SSDs vão ficar muito mais baratos em 2022 e 2023!
Portanto, segundo a TrendForce, o mercado de memória NAND Flash falhou em vender todo o stock produzido nos últimos meses, tudo devido a uma incrível baixa na procura por parte das fabricantes de SSDs do mundo dos computadores.
O que claro está, deu origem a um stock exagerado em armazém, com algumas fabricantes a afirmarem terem chegado a um ‘breaking point‘.
Assim, é esperado que a queda de preço seja um pouco mais avultada, subindo para os 30~40%, em vez dos esperados 15~20%. Uma excelente notícia para quem está a precisar de armazenamento de alta capacidade, e alto desempenho.
Curiosamente, graças a todos estes fenómenos, e vontade das fabricantes de manterem a sua quota de mercado, é esperado que o preço baixe um pouco mais até ao fim do ano. Uma tendência que deverá continuar no início de 2023, especialmente se a época Natalícia não resultar em uma nova onda de procura.
Em suma, se está a precisar de um SSD, espere um pouco… A coisa vai ficar bastante mais barata nos próximos tempos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Preparado para uma queda de preços no mundo dos computadores? Ou acha que com a chegada de novos componentes, a procura vai voltar a subir, e todas as quedas irão desaparecer para dar lugar a novas subidas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!