Caso não saiba, a Sony está neste momento a preparar-se para permitir a instalação de um novo SSD M.2 NVMe na sua consola de nova geração, a PlayStation 5! O que claro está, fez com que as fabricantes de SSDs começassem uma corrida louca, ao lançar drives com “suporte” à consola de nova geração.
Para quê? Para fazerem dinheiro a sério, visto que os SSDs NVMe M.2 PCIe 4.0 continuam a ser extremamente caros, especialmente se optar pelas versões de 2TB e 4TB.
As marcas já começaram a apostar em SSDs para a PS5!
Portanto, a Sony confirmou no início desta semana, que a próxima grande atualização para a PS5 já irá permitir a instalação de uma drive SSD PCIe 4.0 ‘extra’, no slot incluído no corpo da consola. Isto, ao mesmo tempo que confirmou as especificações das drives capazes de acompanhar a velocidade da consola, não apontando para modelos específicos.
Isto deu origem a uma corrida, com várias fabricantes a virem público gritar… “Nós temos SSDs para a PS5!”
Como foi o cado da Seagate, que rapidamente veio a público confirmar que os seus SSDs PCIe 4.0 cumprem os requisitos estipulados pela Sony. Uma acção que claro, foi seguida de muito perto pela Western Digital, e também pela Gigabyte.
Em suma, o Western Digital SN850 é compatível com a PlayStation 5, a gama Seagate FireCuda 530 também, e claro, os Gigabyte Aorus 7000 também. Tudo SSDs capazes de cumprir com os 5500MB/s de velocidade de leitura mínima, com dissipador de calor integrado.
No entanto, apesar de serem “suportados”, é preciso ter em conta que já existem SSDs capazes de chegar aos 7GB/s no campo da velocidade de leitura. Por isso, talvez seja boa idea optar por drives mais rápidas, em vez de ficar nos 5500MB/s. Afinal de contas, a própria Sony já avisou que não vai garantir a mesma exata performance que o SSD oferece aos jogadores.
Entretanto, é preciso ainda apontar para a capacidade máxima que a PS5 aceita, 4TB.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem uma PS5? Está a pensar comprar um SSD para a consola de nova geração? Anda com dificuldades com o armazenamento? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.