Enquanto a grande maioria do mundo dos computadores ainda não adotou os recentes SSDs baseados no padrão PCIe 4.0, eis que a indústria já se prepara para o que vem a seguir!
No entanto, com a adoção do padrão PCIe 5.0 no mundo dos SSDs NVMe, e consequente duplicação das velocidades, vamos também ter de mudar a forma como olhamos para este componente.
Ao fim ao cabo, dentro de muito em breve, os SSDs vão ter de começar a apostar em sistemas de refrigeração a sério, onde temos de incluir coolers com ventoinhas!
SSDs NVMe PCIe 5.0: Vão ser precisas ventoinhas!
Portanto, verdade seja dita, não é novidade para ninguém que o mundo dos SSDs está a evoluir de forma muito significativa, nos últimos anos. Mas já se tinha imaginado a comprar um SSD, com um cooler? Sim, um cooler, tal e qual como o que vê em cima do CPU, ou montado na sua placa gráfica?
Vai acontecer, e já não falta assim tanto tempo quanto isso! Com uma previsão de lançamento, das primeiras unidades, já no final de 2022. Quem avisa é a Phison, uma das maiores fabricantes de controladores de memória da indústria. Ao fim ao cabo, parece que vamos ver SSDs a chegar muito facilmente aos 125ºC
Curiosamente, até no aspeto da funcionalidade, a nova geração de SSDs NVMe PCIe 5.0 pode vir a mudar o paradigma da computação. Visto que com uma velicidade teórica de 14 Gbps, estamos a chegar ao nível de velocidade da memória RAM (2133MHz). Aliás, podemos até começar a olhar para uma hipotética cache L4 para as futuras arquiteturas de processadores (CPU).
Mas para isto acontecer, e para manter o consumo de energia baixo, o que como consequência, também vai ajudar no controlo de temperatura, é preciso mudar a forma como se liga um SSD à motherboard. Ou seja, as grandes fabricantes, e equipas de desenvolvimento, estão a pensar mudar o conector, e até a própria forma como um SSD comunica com todo o sistema.
Pronto para o futuro? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!