SSDs estão cada vez mais rápidos! Mas… Não se nota…

SSD rápidos como tudo! Mas valem a pena? – Com 33 anos, apesar de não ser um velhote prestes a entrar na reforma, a realidade é que já tive a oportunidade de ver muita evolução no mundo da tecnologia, especialmente no lado dos computadores. Ainda sou do tempo em que encerrar um computador Windows implicava esperar pelo aviso para carregar no botão que iria de facto desligar o PC.

Também vivi o tempo em que o armazenamento SSD começou a aparecer em força no mercado, e como tal, vi muitos computadores a ganhar uma nova vida com um SSD instalado no sítio do velhote disco rígido HDD.

Dito tudo isto, o SSD tem evoluído de uma forma quase absurda na última década.

Aliás, se tem estado atento às notícias da CES 2025, vamos dar as boas vindas a armazenamento SSD PCIe gen5 capaz de oferecer velocidades sequencias de leitura e escrita à volta dos 14.5GB/s, graças ao lançamento de novos controladores por parte da Phison. Controladores que além de garantirem velocidades incríveis, também estão muito mais eficientes, e felizmente mais “frescos”.

Mas, se acha que vai aproveitar toda esta velocidade no seu PC Gaming do dia-a-dia… Bem… Pense outra vez. 

SSDs estão cada vez mais rápidos! Mas… Não se nota…

Verdade seja dita, se é um utilizador comum, esqueça as mais recentes ofertas das grandes fabricantes com promessas de velocidades estonteantes no lado do armazenamento. Como é óbvio, todos nós queremos ter as mais recentes e poderosas novidades do mercado. Mas, faça um favor a si mesmo e poupe o seu dinheiro! Um SSD mais “normal”, e mais barato, vai cumprir e por vezes até exceder as suas expetativas.

De forma mais concreta, a não ser que tenha um tipo de tarefas muito específico, que necessitem de enormes velocidades de leitura e escrita sequencal. Pode comprar um qualquer SSD que encaixe no seu orçamento, e ter a mesma exata experiência comparativamente a um qualquer SSD PCIe 5.0 topo de gama.

Aliás, pode pegar no dinheiro que iria gastar a mais, para comprar um SSD mais lento, mas com muita maior capacidade de armazenamento. 

Sabe porquê?

Jogar um qualquer jogo num PC com um SSD é uma experiência transformativa face a um qualquer PC com um HDD. A diferença é de facto massiva! Mas assim que entra no mundo do armazenamento SSD, seja este SATA ou NVME as diferenças geracionais começam a ser cada vez menores.

armazenar os jogos numa SSD, quanto tempo resta à SSD, ver se o computador tem um HDD ou SSD
SSD drive and 2.5 HDD drive. Solid State Drive vs traditional HDD, isolated. Fast storage device vs slow.

Isto acontece porque, num jogo, só vai ver as vantagens nos ecrãs de loading. Além disso, até o mais rápido dos SSD PCIe 5.0 oferecem níveis de performance muito similares a um qualquer SSD PCIe 4.0 ou 3.0.

Uma situação associada ao facto de as equipas de desenvolvimento não estarem a adotar a tecnologia DirectStorage. O que por sua vez se deve ao facto de, mesmo aquelas que a adotam, a diferença acaba por ser de meros segundos, o que não compensa o esforço estra.

Por exemplo, tenho um SSD PCie 4.0 bem como um SSD PCIe 5.0 no meu PC. É impossível saber o que está instalado num ou noutro. As diferenças são completamente imperceptíveis no uso do dia-a-dia. Por exemplo, mesmo quando estou a instalar alguma coisa no meu PC, como é a instalação de um jogo novo no Xbox Game Pass ou Steam, o que me está a limitar é a velocidade da minha Internet, e não a velocidade do meu SSD.

Em suma, não precisa da tecnologia mais recente!

Pode e deve comprar um SSD NVMe em vez de uma unidade SATA, porque a diferença de performance é de facto considerável, e o preço hoje em dia é virtualmente o mesmo.

Mas, gastar 300€ ou 400€ em um SSD PCIe 5.0 capaz de oferecer velocidades à volta dos 14.000 MB/s é dinheiro mal gasto!

Isto só faz sentido se for um “Pro” que edita vídeos 4K, anda a mover ficheiros gigantescos de um lado para o outro, ou anda a clonar drives todos os dias.

Em suma, não se deixe enganar pelos números. Se for um utilizador “normal”, prefira mais armazenamento, em vez de maior velocidade.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também