Vale a pena utilizar SSD USB externas com as consolas?

Talvez saiba que as consolas PlayStation e Xbox mais recentes permitem a utilização de uma unidade externa USB para armazenamento adicional. No entanto, talvez tenha ouvido dizer que não faz sentido utilizar um SSD USB. Embora existam algumas limitações, a verdade é que os SSD externos podem ser uma excelente atualização para a sua consola. Atenção que estamos a falar de SSDs externos USB, e não da ranhura de expansão SSD NVME na PS5 ou dos módulos de expansão de armazenamento proprietários para as consolas da série Xbox.

As SSD SATA estão mais baratas

Atualmente, existem dois tipos principais de SSD de utilização comum: SATA e NVME. A SATA está, no máximo, limitada a 600 MB/s, mas as portas USB de uma consola moderna conseguem lidar facilmente com esse nível de débito. O que é uma boa notícia, uma vez que os SSD SATA são atualmente muito baratos. Assim pode adquirir um SSD SATA de 2 TB a preços já muito mais atrativos.

No entanto, por vezes o barato sai caro. De facto, o principal problema de comprar um SSD barato é que ele provavelmente se desgastará mais rapidamente do que os SSDs mais caros se gravar muito neles. No entanto, isso não é um problema específico ao usar essas unidades como armazenamento expandido para uma consola. A unidade não será muito gravada, a menos que esteja constantemente a apagar e a instalar jogos a um ritmo frenético. Pode até ousar optar por uma unidade mais barata, desde que o desempenho da velocidade de leitura seja suficientemente bom. Se o SSD falhar, no máximo perde dados de jogos que podem ser transferidos novamente.

Samsung SSD

Não faz sentido utilizar uma SSD NVME através de USB com a sua consola, uma vez que a porta USB não é suficientemente rápida para tirar partido dela, nem os jogos que estas consolas executam através de USB a podem utilizar totalmente. As SSD SATA, por outro lado, continuam a ser significativamente mais rápidas do que os discos rígidos mecânicos para os quais os jogos compatíveis com versões anteriores foram concebidos. O que significa que há um aumento definitivo e perceptível no desempenho de carregamento dos jogos com estas unidades. Não é igualmente evidente em todos os jogos.

Combinar várias unidades

Não tem de escolher entre um SSD SATA ou uma unidade mecânica. Na PS5, pode ter várias unidades externas e alternar entre elas. A única limitação (para além de um limite de tamanho de 8 TB) é que não pode utilizar mais do que uma unidade em simultâneo. Nas consolas da série Xbox, é possível utilizar várias unidades ao mesmo tempo.

Uma última dica que vale a pena lembrar é que não precisa de comprar uma unidade SATA externa especializada. Pode pegar qualquer SSD SATA de 2,5 polegadas e convertê-la numa unidade USB usando uma caixa barata. Apenas certifique-se de que está a usar SATA III tanto para a unidade como para a caixa para obter o melhor desempenho possível!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também