Os SSDs PCIe 4.0 não chegaram às prateleiras assim há tanto tempo, mas, ao que tudo indica, está na hora de dar um outro salto qualitativo no mundo do armazenamento, com a chegada dos primeiros SSDs PCIe 5.0. Mas também é preciso ter muita calma! Visto que à semelhança daquilo que aconteceu com a memória RAM DDR5, os primeiros SSDs de nova geração vão ser extremamente caros, e na verdade, a diferença de performance não vai ser nada por aà além.
SSD: Temos drives PCIe 5.0 a chegar. Mas calma!
Portanto, a próxima geração de armazenamento está a chegar ao mercado para os nossos computadores desktop e portáteis. Está mesmo muito perto, com grandes fabricantes como a Corsair, Gigabyte, e MSI, prontas a lançarem as suas primeiras drives, com uma performance máxima de 10,000MB/s.
No entanto, é preciso ter a noção que o padrão PCIe 5.0 tem muito mais para oferecer que estes nÃveis de performance, com um teto máximo de mais ou menos 14,000MB/s (o dobro do PCIe 4.0). Ou seja, a nova geração vai ser cara, e como já deve ter percebido, ainda tem muito que evoluir ao longo dos próximos anos.
Sendo exatamente por isso que o lançamento dos primeiros SSD PCIe 5.0 representa uma excelente altura para comprar um SSD PCIe 4.0, de qualidade inegável, a um preço mais amigo da carteira. Ao fim ao cabo, os preços dos chips NAND estão a baixar de uma forma incrÃvel! Assim, com a chegada da nova geração, vamos ver muitas fabricantes e lojas a tentar despachar o atual stock de drives SSD PCIe 4.0! Por sua vez baseados em chips NAND mais antigos, e por isso, agora muito mais baratos.
Em suma, ainda não é a altura indicada para saltar para o PCIe 5.0… Mas é uma altura extremamente interessante para atualizar, ou melhorar, a capacidade de armazenamento dos seus computadores. (SSDs PCIe 3.0 e 4.0 devem baixar de preço à volta dos 20~30% nos próximos meses!)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Anda à procura de um bom SSD? Está na altura de aguardar e esperar pelas quedas de preço.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!