SSD PCIe 5.0 já chegam aos 12.4GB/s e 1500K IOPS

Da mesma forma que a memória DDR5 só começou a fazer das suas em 2023, com muita e boa evolução, o mesmo começa agora a acontecer com o armazenamento de nova geração PCIe 5.0. O padrão deverá permitir velocidades a tocar, ou até a ultrapassar os 14GB/s, mas ainda vamos demorar um pouco até chegar ao limite teórico da tecnologia.

Até lá, já temos algumas alternativas bastante interessantes, que já significam números de leitura e escrita extremamente interessantes, relativamente aos SSD PCIe 4.0 mais poderosos, e mais caros. Abram alas ao novo SSD da Galax!

SSD PCIe 5.0 já chegam aos 12.4GB/s e 1500K IOPS

Portanto, o SSD que até já tinha sido ‘leaked’, e até já tem uma versão um pouco menos poderosa nas prateleiras. Foi agora finalmente anunciado pela Galax, pertencendo à gama HoF (Hall of Fame).

Estamos a falar do Galax HOF Extreme 50S! Que sendo baseado no ‘velhinho’ controlador de memória Phison PS5026-E26, é capaz de oferecer velocidades de leitura à volta dos 12.4GB/s, e escrita à volta dos 11.8GB/s. Uma subida de performance muito interessante, visto que o modelo PCIe 5.0 que já lançado pela fabricante apenas andava à volta dos 9GB/s e 10GB/s. É também importante salientar que este SSD consegue oferecer 1500K IOPS.

Dito tudo isto, sendo um SSD extremamente rápido, é também um SSD que aquece muito. Sendo exatamente por isso que em vez de chegar ao mercado num formato tradicional de ‘chiclet’, ou de ter um heatsink mais simples… Este SSD chega às prateleiras equipado com um cooler mais a sério. Agora com uma ventoinha no meio para oferecer uma melhor refrigeração a todo o componente.

Como estamos fartos de dizer, é muito provável que os SSDs comecem a aparecer com soluções de refrigeração mais exóticas. Especialmente agora que as fabricantes começam a desafiar os limites da atual tecnologia.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também