SSD ou RAM? O que vale a pena atualizar primeiro?

Se por acaso tem um PC Desktop ou Portátil ‘velhote’, é muito provável que já lhe tenham dito que pode ser boa ideia fazer upgrade ao armazenamento, ou à memória RAM (ou a ambos!).

Algo que faz todo o sentido em qualquer máquina com alguns anos em cima, ou que simplesmente nunca foi grande coisa no campo das especificações técnicas. Especialmente se não tem grande vontade de gastar dinheiro num computador novo, e não faz nada de muito exigente na sua fiel máquina computacional do dia-a-dia.

No entanto, o orçamento nem sempre estica… Como tal, muitos utilizadores têm de escolher o seu primeiro ‘upgrade’, preferindo sempre aquele que irá ter mais impacto no seu uso diário.



O que levanta uma questão… O que é mais importante? Mais RAM ou trocar o velho HDD por um SSD?

SSD vs HDD

Portanto, muito resumidamente, apesar de ser algo que depende do uso do utilizador, prefiro sempre trocar um HDD por um SSD antes de começar a mexer na memória RAM. Porquê? Por duas grandes razões.

Primeiramente, qualquer SSD vai ser pelo menos 10x mais rápido que o HDD que poderia encontrar no seu computador. Como tal, tudo irá ser mais rápido a inicializar, o que claro está, inclui o próprio sistema operativo.

Além de tudo isto, caso não saiba, quando fica sem RAM, o SO vai sempre buscar memória temporária ao disco rígido. Por isso, se está a passar de um HDD para um SSD, vai logo ter um boost de velocidade quando isto acontece. Não é ideal, mas é seguramente muito melhor que um HDD old school.

Entretanto, se por acaso apenas faz processamento de texto, e browsing na web, a quantidade de memória RAM não é crítica. Ficando muito mais bem servido com um SSD veloz.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também