Squid Game não é uma série baseada em factos verÃdicos, porém, vai tirar alguma inspiração a acontecimentos reais, que ainda hoje dão que falar na Coreia do Sul. Conhece a história?
Squid Game tem um fundo de verdade assustador
Portanto, caso não saiba, em redes sociais como o TikTok, estão a viralizar fotografias a fazer lembrar as instalações que podemos ver na série Squid Game. Estas imagens são falsas, feitas por IA.
Porém, a história que dá vida a Squid Game vai de facto buscar alguma inspiração a acontecimentos reais.
Estamos a falar da história da “Brothers Home”, uma espécie de campo de internamento, que esteve ativo nas décadas de 70 e 80. Que na realidade, era apenas uma das dezenas de instituições de assistência social criadas sob o regime do antigo presidente Coreano Chun Doo-Hwan. Eram sÃtios repleto de abusus, muitos deles chamados de “jogos”.
Estes locais tinham apoio governamental, fazendo parte do decreto nº 410, que claro está, tinha como objetivo “purificar as ruas” de mendigos, desalojados, crianças pobres, etc… A ideia era deixar a Coreia “limpa” antes dos Jogos Asiáticos de 1986 e jogos OlÃmpicos de 1988.
A Brothers Home (Lar dos Irmãos), era um dos maiores centros deste tipo, tendo capacidade para mais de 3500 reclusos no seu auge.
Por isso, enquanto vê Squid Game no conforto do seu sofá, na sua sala quente, enquanto come alguma coisa confortável, dê pelo menos a um pensamento a quem sofreu num passado que não está assim tão distante quanto isso.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!