Curiosamente, não é apenas a Netflix a coçar a cabeça quanto ao seu futuro no mundo do streaming de conteúdo multimédia pela Internet. Afinal, o Spotify, a plataforma rainha no espaço do streaming de música, apesar de continuar a crescer a um ritmo saudável, continua sem mostrar lucros.
O que é preciso fazer para a plataforma dar dinheiro?
Spotify tem mais subscritores, mas continua a perder dinheiro
Na verdade, se formos analisar o mundo do streaming de música, encontramos muitas similaridades com o streaming de filmes e séries. Afinal de contas, da mesma maneira que a Netflix se encontra agora rodeada de rivais, o Spotify também tem várias plataformas rivais como é o caso do YouTube Music, Tidal, Prime Music, Apple Music, etc… Contudo, enquanto a Netflix continua a perder espaço no mercado, e subscritores, o Spotify continua a prosperar, como a plataforma de referência, e na verdade, até continua a crescer, com mais e mais subscritores todos os trimestres.
Ainda assim, a nÃvel de entrada de dinheiro, algo não está bem.
Mais concretamente, o Spotify tem agora 188 milhões de subscritores Premium, um ganho de mais ou menos 6 milhões de utilizadores. Isto significa um aumento de 14% face aos números do ano passado. Entretanto, na globalidade da plataforma, ou seja, a contar com os utilizadores ‘free’, o Spotify chega a cerca de 433 milhões de utilizadores a nÃvel global. O que significa um aumento de 11 milhões! Um número simplesmente incrÃvel
Na verdade, o Spotify nem sequer esperava este tipo de números! Contudo, em termos de custos operacionais, a plataforma perdeu 194 milhões de Euros no segundo trimestre do ano.
Consegue imaginar um aumento no preço das subscrições, da mesma exata maneira que a Netflix está a fazer? Esperemos que não. Até porque isso poderia ser um tiro no pé, com tanta e boa plataforma de streaming agora no mercado. É que ao contrário daquilo que acontece na Netflix, HBO, Prime, Disney+, etc… O conteúdo exclusivo não decide grande coisa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!