De uma forma geral as classificações podem ser muito úteis fazermos boas escolhas, ou pelo menos evitarmos as más. Quando vemos apenas uma estrela atribuída a algo ficamos assustados. Por outro lado, cinco estrelas dão-nos bastante confiança no que quer que seja. Ora para nós não fazermos asneiras a escolher podcasts o Spotify vai introduzir um sistema de classificação baseado em estrelas. Isto vai estar disponível para todos nos próximos dias.
Spotify: já pode dizer que podcasts adora ou odeia! Veja
O site The Verge revelou que isto vai chegar em breve. Assim vamos poder atribuir uma classificação a tudo o que ouvimos nos podcasts. No entanto, não podemos votar logo. Isto para dar alguma justiça à coisa. Ou seja, temos de ouvir pelo menos 30 segundos. Entretanto a média de classificação será mostrada juntamente com o número de pessoas que a classificaram. Assim ficamos realmente com uma ideia se o podcast é bom ou não.
Esta mudança é sem dúvida excelente. Afinal de contas é muito mais fácil perceberemos o que é bom, ou não, num universo em que há tantos podcasts.
Mas esta não é a única novidade. O Spotify resolveu inspirar-se a sério no TikTok e resolveu testar uma nova função chamada Discover, ou em português, descobrir. Esta novidade permite aos artistas publicarem vídeos verticais das suas músicas e que os utilizadores descubram novos temas mais facilmente. É sem dúvida uma função muito interessante.
A nova funcionalidade Spotify Discover foi descoberta por Chris Messina na mais recente versão beta para iOS.
O novo botão Discover está localizado entre os botões Início e Procura.
Quando abrimos esse separador temos acesso a um feed de vídeo ao estilo TikTok com artistas e as suas canções. Entretanto pode colocar um gosto na música tocando no ícone do coração ou premindo o botão de três pontos para obter mais informações.
Em resposta ao site TechCrunch, o Spotify recusou-se a comentar se a nova função vai entrar na versão oficial da app ou se será totalmente abandonada.
O novo Discover pode revelar-se muito útil para os artistas, pois permite adicionar vídeos às canções sem a necessidade de estarem a produzir um videoclipe caro. Entretanto isto também vai permitir ao Spotify diferenciar-se do principal concorrente, o Apple Music, uma vez que este não tem uma secção de feed de vídeo.
Esta não é a primeira vez que alguns artistas apostam em vídeos verticais. Billie Eilish já aderiu a isto e publicou um vídeo vertical da sua música bad guy em agosto de 2019.
Se o Spotify adicionar mesmo a nova secção Discover à sua aplicação, os vídeos de música vertical podem virar moda. Escusado será dizer que é provável que o Apple Music acabe por fazer o mesmo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!