Quem utiliza o Spotify de forma regular, sabe que a plataforma armazena vários dados sobre os nossos hábitos de audição. No entanto, nem sempre conseguimos digerir essa informação de uma forma que seja muito perceptível. Agora tudo ficou ainda mais simples graças a um estudante da Universidade da Califórnia. Dito isto, o Spotify Pie mostra-te todos os géneros que anda a ouvir no Spotify.
Spotify Pie: veja rapidamente todos os géneros que anda a ouvir
Darren Huang colocou no GitHub uma espécie de visualizador de géneros e artistas chamado Spotify Pie. Tudo o que temos de fazer é entrar na nossa conta do Spotify e aceitar as permissões que nos são pedidas. Depois o site gera um gráfico circular preenchido pelos géneros do Spotify que costumamos mais ouvir. É sem dúvida algo bastante interessante.
Ao percorrermos cada parte do gráfico vemos o nome do género juntamente com uma lista de artistas associados. Não há números para estes dados, mas os géneros estão classificados por ordem. Dos mais ouvidos para os menos. Também podemos retirar ou mostrar alguns géneros.
Também conseguimos ver uma lista dos melhores artistas.
Mas há mais novidades no mundo Spotify.
O site The Verge referiu que o Spotify quer fazer dos audiolivros o próximo pilar de conteúdo. Com isto querem dominar ainda mais o mercado do áudio. Isto não é surpresa já que esta empresa anunciou que quer adquirir a Findaway, uma rede de distribuição de audiolivros que liga autores e outros criadores de conteúdo com parceiros como a Apple, Google e Audible. Neste momento o acordo ainda aguarda a aprovação final do Departamento de Justiça mas seria sem dúvida uma excelente porta de entrada.
O CEO do Spotify, Daniel Ek, diz que, embora globalmente, os audiolivros representem menos de 10% do mercado, a penetração é de cerca de 50% nos mercados saturados, dando à empresa uma enorme oportunidade de crescimento. “E tal como fizemos nos podcasts, queremos jogar para ganhar.” Tal como acontece com os podcasts, parece que o Spotify quer criar algum tipo de modelo freemium que até possa ser suportado por anúncios e, em seguida, disponibilizar mais audiolivros já com subscrição.
Claro que para os consumidores, tudo deverá continuar a ser uma solução única. Entretanto, é verdade que o Spotify já oferece uma seleção de audiolivros no seu portfólio atual, embora neste momento, estas faixas parecem tratar-se mais de música.
Seja como for esta estratégia parece estar a funcionar para a empresa. O Spotify fechou 2021 com uma receita de cerca de 11 mil milhões de dólares, o que é mais de 20% do que em 2020. Entretanto, o número de subscritores continua a crescer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!