Houve uma altura em que era preciso instalar uma placa de som dedicada para termos som no computador. Na altura existiam várias opções, mas houve um nome em particular que dominou o mercado durante vários anos. Falo das Sound Blaster algo que temos a agradecer a Sim Wong Hoo que infelizmente faleceu aos 67 anos.
Pai das placas Sound Blaster morre aos 67 anos!
Hoje de manhã, a Creative Technology anunciou que Sim, que era o Presidente e CEO, faleceu ontem aos 67 anos. O papel de CEO interino foi assumido desde então pelo presidente da Creative Labs Business Unit, Song Siow Hui, enquanto o diretor não executivo independente da empresa, Lee Kheng Nam, assumiu o cargo de Presidente interino.
Depois de Sim estabelecer a Creative Technology como uma loja de reparação de computadores em 1981, a empresa desenvolveu então uma série de PCs chamados Cubic entre 1984 e 1986. No entanto, as coisas só correram de feição alguns anos mais tarde com a introdução das placas Sound Blaster em 1989.
Sendo uma das primeiras placas de som dedicadas e que eram acessÃveis aos consumidores, o domÃnio da Sound Blaster sobre o mercado não foi realmente uma surpresa. Isto ajudou Sim a tornar-se o bilionário mais jovem de Singapura aos 45 anos em 2000.
O domÃnio do mercado da Sound Blaster terminou pouco tempo depois disso. Sobretudo quando as placas integradas começaram a ser a norma.
Entretanto esta empresa também brilhou no mercado das placas gráficas através das Graphics Blaster e 3D Blaster que utilizavam chips da 3Dlabs, 3dfx e NVIDIA. Tivemos também direito aos gravadores Blaster CD-RW, leitores de DVD Encore, webcams de Video Blaster, e muitos outros produtos que têm a famosa marca Creative neles.
No entanto, o áudio continuou a ser aspeto mais forte desta empresa. De facto, ela foi pioneira no que diz respeito ao áudio digital através do lançamento das séries Nomad, MuVo e Zen.
Obrigado por tudo Sim Wong Hoo!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!