É um contraste super curioso! Afinal de contas, a Sony quer continuar a apostar na sua PlayStation 4, para manter a horda satisfeita, enquanto a produção da PlayStation 5 continua incapaz de responder à procura dos jogadores.
Mas no outro polo, a Microsoft decidiu dizer adeus à sua Xbox One (e todas as versões da consola), de forma a se focar a 100% na nova geração. Isto… Em 2020!
Sony vs Microsoft: PS4 continua enquanto a Xbox One diz adeus
Se por acaso tem um copo na mão, talvez seja boa ideia fazer um brinde pela Xbox One, e todas as suas versões! (Mas olha que se tiver água no copo não conta! :P). Em suma, a consola já não está em produção, ou seja, chegou ao fim do seu ciclo de vida.
Portanto, caso já não se lembre, antes do lançamento das Xbox Series S e Series X, a Microsoft anunciou que iria descontinuar a Xbox One S Digital Edition e Xbox One X em Julho de 2020. Deixando apenas a Xbox One S (com drive), no mercado, como única consola a aguentar a ‘velha geração’.
No entanto, ficámos agora a saber, que no final desse mesmo ano (2020), a Xbox One S também saiu das linhas de produção. Ou seja, a Microsoft está completamente focada na nova geração, desde o início de 2021!
Entretanto, ainda existem consolas Xbox One no mercado, e deverão continuar a existir durante mais algum tempo. Mas é apenas uma questão de stocks. Quando acabar, acabou mesmo.
No outro lado da barricada, a Sony tinha planeado acabar com a PS4 em 2021. No entanto, a sua produção continua, e deverá continuar durante mais algum tempo.
Porquê esta diferença nas estratégias?
Bem, diria que o ecossistema PlayStation é significativamente mais fechado. Assim, se quer jogar um jogo exclusivo PS4 ou PS5, tem de o jogar numa das consolas da Sony, não existindo alternativa. No lado da Microsoft as coisas já não funcionam assim, especialmente se for subscritor do Xbox Game Pass. Todos os ‘exclusivos’ que saem para a Xbox, saem ao mesmo tempo para todas as consolas do ecossistema, e também para o PC.
Além disso, é inegável que no mundo das consolas, mesmo apesar da crise de produção, a Sony está a ganhar. Logo, o caminho das duas empresas não poderia ser o mesmo. Especialmente nesta altura do campeonato, em que a Sony tem vários exclusivos de referência prestes a serem lançados.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a razão para os caminhos tão diferentes, entre as duas fabricantes? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!