De forma muito curiosa, enquanto a Microsoft parece ter resolvido muitos dos seus problemas no lado da produção, e já começa a conseguir meter muitas e boas consolas nas prateleiras… A Sony parece estar a ir pelo caminho inverso!
Afinal de contas, parece que a Sony vai ter de rever, novamente, o número de consolas PS5 produzidas durante o atual ano fiscal, devido a novas dificuldades com a falta de chips, e cadeias de distribuição.
Isto pode significar uma mudança de paradigma!
Afinal de contas, já estamos a entrar na marca do ano e meio, desde que as consolas de nova geração chegaram ao mercado, e nesta altura, a Sony continua a não conseguir responder à procura.
Durante quanto mais tempo vai estar procura aguardar, quando existem consolas Xbox Series S e X à espera de serem compradas?
Sony tem de fazer mais consolas PS5, caso contrário, perde a guerra
Portanto, a gigante Japonesa Sony está a lidar com novas dificuldades no lado da sua divisão focada nos videojogos, tudo graças à crise de produção, e aparente continuação de problemas no lado da distribuição. Tudo novas dificuldades, que podem obrigar a Sony a rever o número de consolas produzidas em 2022, para baixo.
Para ter noção do que está a acontecer, a Sony vendeu 11.5 milhões de consolas PS5 no ano fiscal passado, e neste novo ano fiscal, a meta está agora nas 18 milhões de unidades vendidas. Ambos estes números são mais baixos que o previsto inicialmente, visto que no primeiro ano deveriam ter sido vendidas quase 15 milhões de unidades, e no segundo ano, a meta estava nas quase 23 milhões de unidades vendidas.
Segundo a CFO da Sony, tudo se deve a complicações derivadas da pandemia, que continua a provocar lockdowns em vários territórios chave para a empresa. Por exemplo, em Shaghai, um centro de produção crítico está fechado desde o início de Abril, há mais de um mês.
Ou seja, a meta de 18 milhões de consolas está cada vez mais próxima de um corte, para 15 ou 16 milhões de unidades, no segundo ano de vida da PlayStation 5. O que claro está, representa uma oportunidade de luxo para a Microsoft e para o seu ecossistema Xbox.
É que caso não saiba, até no próprio ecossistema PlayStation, os números já estão em queda desde Março. (Número de subscritores à PS Plus). Algo que se pode dever ao facto de o PS Plus estar prestes a passar por uma revolução. Mas também pode estar relacionado com o abandono de velhos jogadores PS4! Que estão agora a dar o salto para uma consola Xbox, por estarem fartos de esperar por uma PS5.
A Sony tem de revitalizar a PlayStation 5, e realmente bater o pé à Microsoft. Caso contrário, podemos estar prestes a assistir a uma mudança de paradigma extremamente interessante, mas claro, extremamente negativa para as aspirações da Sony.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!