Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD NVMe PCIe 4.0 no slot de expansão interno da consola de nova geração. O que claro está, meteu muitas fabricantes a mexerem-se, de forma a conseguirem capturar uma fatia de bolo deste emergente mercado.
É exatamente por isso que nos últimos meses temos visto o lançamento de várias drives super rápidas, como é o exemplo do Corsair MP600 XT, do WD SN850, e claro, de um novo SSD feito pela própria Sony, ou melhor, pela sua subsidiária Nextorage.
Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas não o consegue pagar
Portanto, o SSD NVMe PCIe 4.0 da Nextorage parece ser perfeito para a consola de nova geração da Sony, a PlayStation 5. Afinal de contas, tem um heatsink, ultrapassa largamente as recomendações da Sony no campo da velocidade de leitura, e tem versões de 1TB e 2TB.
No entanto, tem um grande defeito… É caro à sorte!
Apesar do facto de ainda não ter chegado ao mercado global, o SSD feito pela subsidiária da Sony parece ser caro, provavelmente demasiado caro. Além disso, parece que a marca está a tentar evitar utilizar o selo “feito para a PlayStation 5”, que a Sony utiliza em alguns produtos, como as televisões.
Caso não saiba, a Nextorage descreve-se como uma empresa dentro do ecossistema Sony, mais focada em soluções de armazenamento empresariais. Assim, sendo uma empresa dentro do “mundo Sony”, seria de esperar que este SSD fosse uma solução para a confusão que a própria empresa criou!
Aliás, a Gigazine já teve a possibilidade de testar o SSD na PS5, e a conclusão foi que a velocidade é simplesmente perfeita, não existindo uma diferença palpável entre o armazenamento interno da consola e este SSD, em termos de desempenho puro e duro.
No entanto, o SSD parece estar disponível apenas no mercado Japonês, a preços um pouco… Assustadores.
Afinal de contas, a versão de 1TB custa cerca de 281€! Um preço exagerado, quando temos em conta que o WD Black SN850, com os mesmos 1TB de armazenamento, custa ‘apenas’ 191€
Ou seja, apesar de ser interessante comprar um SSD produzido pela própria Sony, a verdade é que não existe grandes vantagens na aquisição deste produto… Pelo menos a este preço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!