Sony PlayStation: O novo PS Plus pode ser um enorme tiro no pé

Como deve saber, a muito esperada revolução ao serviço de subscrição PlayStation Plus da Sony está prestes a chegar ao mercado Europeu. Dito isto, esta mesma atualização ao serviço já foi lançada em outras regiões, nomeadamente na Ásia, onde não foi assim tão bem recebido quanto isso.

Afinal de contas, tivemos logo algumas polémicas relativas à diferença de preço necessária de forma a dar o salto para a categoria Premium, para quem subscreveu o PS Plus com desconto, e mais recentemente, começámos a ter algumas críticas relativamente à qualidade dos jogos clássicos, ou seja, os jogos PS1, PS2, PS3 e PSP.

Tudo isto faz pensar… Será que esta jogada da Sony foi realmente bem pensada, e vai correr bem?

Sony PlayStation: O novo PS Plus pode ser um enorme tiro no pé

PS5

Portanto, como deve imaginar, apesar do facto de agora termos 3 categorias, e de a subscrição base ser exatamente a mesma do passado, a custar também exatamente o mesmo, a verdade é que a grande maioria dos subscritores quer ter acesso à categoria mais completa, ou seja, a Premium.

Como também é óbvio, esta categoria foi criada para a Sony ter algo à altura do Xbox Game Pass, que por sua vez não para de crescer, tanto na parte das consolas, como também no mundo do PC Gaming. Mas… Spoiler Alert… Para rivalizar com o Game Pass, e parar o hype cada vez maior no lado da Xbox, é preciso muita qualidade!

Ou seja, é preciso que existam razões muito fortes, para que quem tenha hoje uma subscrição de 60€ anuais, dê o salto para o Premium. É que o valor anual passou agora para os ~120€, o que pelo menos para a realidade Portuguesa, é substancial.

A Sony vai ter sucesso, ou é um tiro no pé?

Acredito muito honestamente, que nos primeiros meses, muitos jogadores embarcam no hype, e subscrevam a PS Plus mais cara. Mas isso vai durar quanto tempo? Quantos jogadores dão realmente valor aos clássicos PlayStation, ou sequer à biblioteca com 400 ou 500 jogos que a Sony oferece? Ao fim ao cabo, o PS Plus Premium não dá acesso aos mais recentes exclusivos da Sony, nem nos permite jogá-los no dia em que estes saem, à semelhança daquilo que acontece no Xbox Game Pass.

Qual vai ser a taxa de retenção destes mesmos jogadores? E talvez mais importante que isto, quantos destes jogadores vão desistir a 100% da PlayStation Plus, em vez de continuarem subscritos ao pacote mais barato?

Eu sou honesto, apesar de nem ter grande tempo para jogar, quero ter o pacote mais alto! Se não o tiver, sinto que nem tenho grande motivação para pagar o PS Plus, e por isso mesmo, se não existem razões realmente muito fortes para me agarrar, vou acabar por não ter qualquer tipo de subscrição ativa.

Mas importante que a minha opinião, é a sua? O que pensa sobre tudo isto? Vai subscrever? Vai esperar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também