Como deve saber, quando falamos de câmeras fotográficas, temos imediatamente de falar da Sony, uma líder deste mundo, quer estejamos a falar de câmeras dedicadas, ou de simples smartphones. Dito tudo isto, a gigante Japonesa parece ter uma nova tecnologia capaz de revolucionar o mundo mobile! Por isso, se pensava que as câmeras dedicadas já estavam em coma… Bem… A coisa não vai melhorar!
Sony quer levar a fotografia no smartphone ao próximo nível
Portanto, como já dissemos no caso da Intel e da AMD, as grandes fabricantes já perceberam que não têm muito espaço para evoluir dentro dos seus produtos. Mas sabe o que acontece quando o espaço lateral termina? Vamos para cima! É isso mesmo, a Sony anunciou um novo tipo de sensor de imagem CMOS, com várias camadas. Ou seja, a Sony está a empilhar tecnologia nos seus sensores.
Assim, enquanto no passado, um sensor de imagem convencional CMOS tinha tudo no mesmo substrato, a nova tecnologia da Sony, vai começar a dividir as coisas por camadas, conseguindo mais espaço para cada componente do sensor. Ora veja:
Este esforço da Sony vai resultar no quê?
Segundo a empresa, esta solução vai duplicar o nível da saturação do sinal, o que por sua vez vai resultar em mais dynamic range. Além disso, ao empilhar componentes do sensor, a Sony também tem mais espaço para aumentar o tamanho dos transístores (amp), o que por sua vez vai resultar em menos ruido na imagem capturada.
Em suma, estamos a falar de uma tecnologia capaz de manter ou melhorar a qualidade de imagem, mesmo que se baixa o número de megapixéis de dado sensor.
Entretanto, como é óbvio, a Sony rapidamente confirmou que esta tecnologia foi pensada para o mundo dos smartphone. Contudo, infelizmente, não avançou com nenhuma data de lançamento.