A Sony já anda “fraquinha” no mundo dos smartphones há vários anos, sendo exatamente por isso que já nem sequer tem uma presença oficial em Portugal. Algo estranho, porque os aparelhos da gigante Japonesa sempre tiveram uma qualidade de construção absurda, bem como especificações técnicas incrÃveis!
Além disso, apesar da perda de domÃnio em várias áreas do entretenimento, a realidade é que a Sony continua a ser uma marca muito valorizada e bem amada por todos.
Porém, apesar do seu tamanho e capacidades inegáveis, no campo do design, a Sony nunca teve grandes armas de arremesso contra as atuais gigantes do mundo dos smartphones.
Aliás, mesmo após a renovação e mudança da filosofia de design há alguns anos atrás, a realidade é que a Sony parece continuar a adorar cometer os mesmos exatos erros do passado. Como tal, apesar de algum potencial, os Xperia são (quase) sempre lançamentos com um impacto nulo no mercado.
Sony continua a cometer erros do passado nos smartphones!?
Portanto, foi em 2019 que a Sony decidiu transformar a sua gama de smartphones, ao lançar o seu primeiro Xperia 1.
Um aparelho que em vez de apostar num design compacto, já começava a seguir as tendências do mundo dos smartphones, e claro, também já contava com muito daquilo que torna a Sony especial no mundo mobile… Mais concretamente, o Xperia 1 foi o primeiro smartphone topo de gama a dar uso aos sensores incrÃveis que a Sony desenvolve e fornece a várias outras fabricantes de smartphones do mundo mobile. Caso não saiba, a grande maioria dos smartphones de topo, usam sensores Sony. Isto tanto no mundo Android como também no lado do iOS.
Porém, estes lançamentos continuaram a ser estranhos no ponto de vista de que a Sony anunciava as coisas, mas depois só as disponibilizava vários meses depois.
Era quase como a dizer… “Estamos cá!”, mas sem grandes resultados práticos, porque ninguém conseguia encontrar os aparelhos nas prateleiras.
Além disso, agora que o Sony Xperia 1 VI, a sexta versão do smartphone topo de gama da fabricante Japonesa foi “leaked” até mais não na Internet. Podemos perceber que existe uma outra especificidade negativa que ainda continua por corrigir. O design não evolui!
O Xperia 1 VI é uma cópia integral do Xperia 1 de 2019, com novas e renovadas capacidades técnicas. Sendo exatamente por isso que num mundo em que as margens reduzidas reinam… O Xperia 1 VI continua com um espaço muito significativo entre a tela e o chassis.
Curiosamente, além de tudo isto, além da mudança do SoC, tudo o resto é o mesmo. Aliás, até temos um downgrade. Visto que o ecrã OLED de 6.5” passa agora para uma resolução de 2.5K, em vez dos 4K do ano passado.
Em suma, não seria bom ver uma Sony forte e com vontade de fazer das suas neste mercado? Ou estou sozinho neste barco?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!