A NASA, revelou ao mundo que mudou o nome da sua sonda “Solar Probe Plus” para “Parker Solar Probe”, em homenagem ao astrofísico Eugene Parker. Este anúncio foi feito numa conferência de imprensa, na University of Chicago, pela NASA.
A data de lançamento original que estava marcada para 31 de Julho de 2018, sofreu um pequeno adiamento e o lançamento deverá ocorrer a 4 de Agosto. Esta sonda será submetida a condições extremas, como elevadas temperaturas e radiações solares. Na prática esta será a primeira missão da Humanidade ao Sol, ou mais especificamente à atmosfera solar, sendo que a sonda vai orbitar a estrela.
We've renamed our first mission to touch the sun as the Parker Solar Probe in honor of astrophysicist Eugene Parker: https://t.co/gpF1eqloid pic.twitter.com/F1KgjJLaO0
— NASA (@NASA) May 31, 2017
A escolha do nome
Em 1958, Eugene Parker publicou um artigo intitulado “As dinâmicas do gás interplanetário e dos campos magnéticos”, que explicava um fenómeno designado de vento solar (matéria que escapa do sol e que afeta todo o sistema solar). Foi exatamente por este motivo que a sonda tem o nome deste investigador. Um aspecto interessante é que esta é a primeira vez que a NASA batiza uma nave com o nome de um indivíduo vivo.
A missão
A missão engloba vários objetivos, sendo um deles “estudar o fluxo de energia que aquece e acelera a coroa solar e os ventos solares, determinando a estrutura e a dinâmica do plasma e dos campos magnéticos dos ventos solares e explorar os mecanismos que aceleram e transportam as partículas de energia”, segundo o comunicado da NASA, que foi revelado pela CNN
Esta missão ainda não tinha sido realizada devido à inexistência de materiais que o permitissem. Agora já é possível e dá-se mais um passo na investigação do sistema solar. Embora já se tivesse estado dentro da órbita de Mercúrio, o planeta mais próximo do sol, agora já vai ser possível responder a questões que de outra forma não seriam respondidas, explicou Nicola Fox, investigadora da NASA.
Veja aqui outras noticias relacionadas com o espaço:
-
Querem encontrar extra-terrestres? Procurem pelo lixo! – aqui
-
Rússia quer construir canhão laser gigante para o lixo espacial – aqui
-
NASA encontrou moléculas orgânicas em Marte! – aqui
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!