Isto é algo que provavelmente lhe foi ensinado na escola, naquelas míticas aulas de Ciências da Natureza ou Física e Química. Mas, ainda se lembra?
Qual é a velocidade do som? É um número que é uma constante que nunca muda, ou depende do ambiente em que este se encontra? Propaga-se no vácuo para conseguir ainda melhores velocidades, ou desaparece?
Som propaga-se melhor no ar ou na água? Faz ideia!?
Portanto, a velocidade do som no ar, aquela que muitas vezes dizemos que os “caças” batem, é de mais ou menos 343 metros por segundo, isto em condições normais de pressão e com a temperatura a 20ºC. Isto que significa algo como 1247.8 km/h.
Entretanto, na água, à mesma temperatura de 20ºC, a velocidade do som e de 1450 metros por segundo, ou seja, uma velocidade mais ou menos 4x superior (~5000 km/h). É por isso que os sons parecem todos mais vivos, mais ruidosos, quando começa a chover com alguma intensidade.
Som propaga-se no vácuo como a luz?
Não. O som é, no fundo, uma vibração. Precisa de meios materiais para se propagar, seja o ar, líquidos, ou mesmo materiais sólidos. Em suma, o som é uma onda mecânica, e por isso não pode se propagar no vácuo.
Ademais, gostou desta curiosidade, deste regresso às velhas aulas de Física e Química do nono ano? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!