O mistério do som de click dos piscas: é real ou apenas simulado?

O seu carro pode fazer vários tipos de sons, mas nem todos são motivo de preocupação. Alguns sons são perfeitamente normais. Assim servem apenas para informar de que uma função está ativa. Um desses sons bem conhecidos é o “click” que ouvimos ao usar os piscas. Mas qual a razão para os carros terem estes som dos piscas?

O mistério do som de click dos piscas: é real ou apenas simulado?

A resposta está na história dos primeiros mecanismos de sinalização. Nos carros mais antigos, quando o condutor acionava o pisca, enviava-se um pequeno fluxo de corrente elétrica para uma unidade chamada “flasher” (intermitente), onde havia uma mola ou uma tira metálica bimetálica. Este elemento metálico aquecia, dilatava e fazia contacto com outro terminal metálico, fechando o circuito e acendendo a luz do pisca.

Quando o metal arrefecia rapidamente, o contacto era perdido, desligando a luz. Assim Este ciclo de aquecimento e arrefecimento repetia-se automaticamente até o condutor desligar o pisca.

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Entretanto o som de “click” que ouvíamos era gerado pelo próprio movimento físico destes componentes metálicos — e o invólucro metálico da unidade flasher amplificava esse som.

Curiosamente, o “click” nunca foi planeado como uma funcionalidade. Assim era apenas uma consequência natural do funcionamento do mecanismo!

Nos carros modernos, o som é apenas… simulado

Hoje em dia, os sistemas de iluminação dos carros modernos funcionam de forma muito diferente.

Atualmente, o piscar das luzes controla-se digitalmente através da central eletrónica do carro. Ou seja, já não existe nenhum mecanismo físico a gerar o som clássico do pisca.

No entanto, como os condutores se habituaram a associar o “click” ao funcionamento dos piscas, os fabricantes decidiram simular esse som usando o sistema de colunas do carro.
Assim, cada vez que ativa o pisca, ouve o som familiar — mas, na realidade, é apenas um efeito sonoro gerado eletronicamente.

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Este “falso” click continua a ser útil, pois serve de lembrete de que o pisca está ativo. Afinal, deixar o pisca ligado sem querer pode confundir os outros condutores e gerar situações perigosas na estrada.

Atenção a outros cliques

Nem todos os sons de “clic” num carro são inofensivos. Assim se ouvir um clique diferente, sobretudo ao virar o volante, poderá indicar problemas sérios, como desgaste nas junta homocinéticas — componente fundamental para a tração do carro. Neste caso, convém consultar rapidamente um mecânico.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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