Se o seu computador tem software a mais então é uma boa ideia iniciar 2025 com uma boa limpeza. É que em muitos casos ficamos com software descontinuado no Windows que pode causar muitos problemas. Assim deverá removê-los. Deste modo não só irá experimentar um sistema mais rápido e suave, mas também uma melhor segurança.
Porque é que o software é descontinuado?
Muitas vezes ignoramos a desordem digital que se acumula nos nossos sistemas, incluindo aplicações desactualizadas e ferramentas esquecidas. Um tipo de desordem que merece especial atenção são os programas obsoletos. Ou seja, aqueles que atingiram o fim da sua vida útil e podem já não receber suporte dos programadores. Embora ainda possa funcionar não se recomenda a sua utilização em favor de versões mais recentes ou soluções alternativas.
Talvez se lembre de aplicações como o Adobe Flash Player ou versões mais antigas do Java, que, no seu auge, eram essenciais para o utilizador quotidiano da Internet. No entanto, à medida que a tecnologia evolui, o mesmo acontece com o software, e alguns programas simplesmente não conseguem acompanhar os padrões actuais. Acabam por perder o suporte e deixam de receber actualizações, tornando-se “descontinuados”.
Porque é que os programas obsoletos apresentam riscos de segurança
O software que já não recebe actualizações (ou patches de segurança) corre o risco de deixar a sua porta da frente aberta.
Uma vez que os programas obsoletos não são normalmente actualizados, não têm os patches de segurança necessários para corrigir as vulnerabilidades que as novas ameaças à segurança exploram. Podem tornar-se uma mina de ouro para os piratas informáticos, uma vez que quaisquer explorações conhecidas permanecem por corrigir, deixando o seu computador exposto.
Para além dos problemas de segurança, o software antigo pode tornar-se incompatível com os programas modernos, levando a muitos erros e até a um computador lento e com fraco desempenho.
Como identificar e remover software obsoleto
Para identificar e remover software obsoleto, pode procurar manualmente em todos os programas instalados e fazer uma pesquisa online de cada um para ver se está desatualizado ou não é suportado.
Se isto for demasiado trabalhoso, ou se preferir um método mais automatizado, pode utilizar uma ferramenta de terceiros como o Patch My PC, que pode analisar o seu computador e fornecer uma lista de programas que estão desactualizados ou não são suportados.
Antes de remover qualquer software, certifique-se de que efetua uma cópia de segurança de todos os dados associados ao software obsoleto. Quer se trate de ficheiros de projeto, definições ou dados de trabalho antigos, é melhor prevenir do que remediar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!