Recentemente o sistema de atualizações da Asus foi alvo de ataques, com o objetivo de distribuir Malware em grande escala. Pois bem, de acordo, com o Kaspersky Lab, quase 1 milhão de computadores Windows, foram afetados.
Os mesmos afirmam, que a atualização de segurança falsa, encontrava-se desenhada como uma atualização critica de segurança!
Assim, foi facilmente distribuída pelos servidores da própria Asus, com um certificado real que a fez parecer totalmente legitima.
Até ao momento, não foi possível saber o que os hackers andavam atrás. No entanto, informações revelam que os mesmos tinham como alvo, clientes da própria empresa.
Afinal de contas, todo o Malware espalhado continha instruções especificas para 600 sistemas em concreto, identificados por endereços MAC
Que, aquando da sua detenção, fariam com que o Malware instala-se programas maliciosos com o objetivo de comprometer todo o sistema.
O Kaspersky, sistema de segurança e anti-vírus, classificou este ataque como um “ShadowHammer”.
Este tipo de ataque é frequentemente associado como um ataque de espionagem. Em que a ideia é espalhar-se amplamente por imensos sistemas e computadores. Causando pouco ou nenhum dano à maioria dos infectados… Apenas os alvos sofrem com estes ataques.
Saiba, que a Asus ainda não disse nada acerca desta descoberta, da Kaspersky.
Questionada sobre tudo isto, a Asus negou que o Malware tenha sido distribuído através dos seus servidores.
Kaspersky informou que apesar do Malware ter-se espalhado por um milhão de computadores. A estimativa de computadores, que instalaram o vírus é nas “centenas de milhares”.
Em boa verdade, atacar o sistema de atualizações de segurança de uma grande empresa, é realmente algo estranho, mas seguramente, muito perigoso. Visto que, abre um brecha a imensos computadores em grande escala, e tende a enganar o utilizador, que normalmente, confia cegamente na marca.
Em suma, se utiliza um computadores da Asus e o seu sistema de atualizações, pode mesmo ser um dos infectados. Todavia, se não for um dos alvos, nada ou quase nada lhe aconteceu.
Dito isto, mais detalhes sobre todo o Hack, serão revelados na próxima conferencia de empresa da Kaspersky, por isso esteja atento a próximas informações.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Utiliza, o anti-vírus do Windows, ou tem algum em preferencia? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!