A Lua, o satélite natural da Terra, continua a apaixonar muitas pessoas e a despertar o interesse de tantas outras. Se também se sente fascinado pela Lua aqui estão cinco coisas interessantes que provavelmente não sabe sobre a lua.
A distância
A Lua está mais longe da Terra do que a maioria das pessoas imagina. A sua distância média é de cerca de 400 mil quilómetros. Ou seja, poderia quase encaixar todos os outros sete planetas principais do sistema solar no espaço que separa a Terra da Lua.
Graças aos reflectores colocados na Lua pelos astronautas de três missões Apollo, incluindo a Apollo 11, os cientistas podem medir esta distância com uma precisão incrível. Estes reflectores também revelaram um facto intrigante: a Lua está a afastar-se lentamente da Terra a um ritmo de quase 4 centímetros por ano.
O tamanho da Lua
A Lua tem cerca de um quarto (ou um quarto) do tamanho da Terra em largura. Por outras palavras, a Terra é cerca de quatro vezes mais larga do que a Lua.
A cor
Ela tende a parecer alaranjada ou âmbar quando está a nascer ou a pôr-se, e mais esbranquiçada quando está no alto. Mas pode surpreender-se com o facto de parecer diferente de perto. As cores alaranjadas são causadas pela luz da Lua que atravessa a atmosfera da Terra para chegar aos seus olhos. E o aspeto esbranquiçado e brilhante resulta do facto de a sua superfície ser brilhantemente iluminada pelo Sol. (
De perto, a superfície é maioritariamente cinzenta, em particular a cor do asfalto velho e bem gasto.
Porque é que vemos sempre o mesmo lado da Lua?
Pode não parecer, visto daqui da Terra, mas a Lua gira de facto sobre o seu eixo, tal como a Terra. Vemos sempre essencialmente a mesma face da Lua porque ela orbita à volta da Terra no mesmo período de tempo que demora a rodar.
O que são as áreas escuras?
As áreas escuras são conhecidas como “mare” (pronuncia-se MAH-ray), que é a palavra latina para mares. Os mares lunares são bacias vulcânicas criadas na sequência de impactos antigos, há milhares de milhões de anos. Após os impactos, as crateras encheram-se de lava, que eventualmente arrefeceu para formar planícies lisas e escuras. Este tipo de rocha escura, conhecida como basalto, também se encontra na Terra.
Entretanto uma das zonas mais conhecidas é o Mar da Tranquilidade. Este foi o local de aterragem escolhido para a Apollo 11, em parte porque era bastante suave e nivelado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!