Snapdragon vs Exynos: Infelizmente, já não é novidade para ninguém, que normalmente, o SoC Snapdragon é mais poderoso (e mais eficiente) que o SoC Exynos mais recente da Samsung. Isto é claro quando metemos um Galaxy S Europeu (Exynos) ao lado de um Galaxy S Norte-Americano (Snapdragon).
Dito isto, depois do ‘fail’ que foi o duelo entre o Exynos 990 e o Snapdragon 865, esta situação melhorou bastante, no ano passado, com o novo duelo entre Exynos 2100 e o Snapdragon 888 a mostrar resultados bastante mais equilibrados, e sem grande prejuizo para quem optou por um processador de produção Samsung.
No entanto, ao que tudo indica, a velha história voltou a repetir-se com o Exynos 2200. Isto, numa altura, em que toda a gente pensava que a parceria entre a Samsung e a AMD iria resultar num SoC fora de série.
Vamos por partes.
- LINK
Snapdragon vs Exynos: Outra vez a mesma história?
Portanto, se por acaso esteve atento à Leak.pt, sabe que durante o dia de ontem, afirmei que não iria escrever a review do S22 Ultra, para já, devido a vários bugs de software na versão Exynos do aparelho. (link)
São bloqueios intermitentes, incapacidade de sair de aplicações, aquecimentos repentinos na zona da câmera, etc… Tudo problemas que acredito estarem relacionados com uma falta de otimização por parte da fabricante. Ou seja, uma atualização resolve a coisa.
No entanto… A diferença de performance entre o Snapdragon 8 Gen1 e o Exynos 2200? Não existem atualizações para isso.
Muito resumidamente, segundo um novo teste (link), o GPU Xclips 920 RDNA 2 do SoC Exynos 2200, equipado num S22 Ultra, é apenas capaz de chegar aos 30.2 FPS (média), com quedas até aos 16 FPS, no benchmark de Genshin Impact.
Por sua vez, o SoC Snapdragon 8 Gen 1, dentro de um Motorola Edge X30, conseguiu alcançar uma média de 48 FPS, ainda assim, também com algumas quedas abaixo dos 40 FPS.
Curiosamente, apesar das queixas no campo da autonomia no Exynos 2200, face ao Exynos 2100 que equipa a gama Galaxy S21, o mais recente SoC da Samsung (4nm) consome uma média de 4.4W, isto enquanto o Snapdragon 8 Gen anda nos 6.3W, mesmo quanto demasiado quente para oferecer a sua performance máxima.
Assim, apesar dos números do consumo, temos aqui a prova de que o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 é bastante mais poderoso que o Exynos 2200 da Samsung.
O que mais uma vez puxa o tradicional assunto… Faz sentido para a gigante Sul Coreana, dividir os seus aparelhos entre estes dois processadores, vendê-los ao mesmo preço, com nÃveis de performance tão diferentes?
Entretanto, vamos ver que tipo de otimizações a Samsung vai ser capaz de oferecer para resolver os problemas da gama Galaxy S22. Ao fim ao cabo, alguns rumores apontam para uma atualização capaz de espremer mais performance ao processador de 4nm.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!