Como já noticiámos há alguns dias atrás, a Qualcomm tem estado a preparar um novo SoC de gama alta para o mundo Android, de seu nome “Snapdragon 8s Gen3”. Porém, ao contrário daquilo que poderia esperar, este “s” não vem de “Speed” (Velocidade). Este é um SoC um bocadinho mais limitado face ao topo de gama Snapdragon 8 Gen3, e como tal, é também um chip mais barato.
Porém, com este nome, é quase inegável que vai gerar alguma confusão.
Snapdragon 8s Gen3: Chegou e vai confundir o mercado!
Portanto, o Snapdragon 8s Gen3 não é uma evolução face ao Snapdragon 8s Gen3 que dá vida à s gamas de smartphones mais desejadas do mercado (Galaxy S24 Ultra, Xiaomi 14, Honor Magic6, etc…). É um downgrade! O 8s Gen3 fica entre o SD8 Gen2 do ano passado e o SD8 Gen3 deste ano.
Ainda assim, apesar de ser um SoC menos poderoso, menos complexo, e por isso mais barato. É óbvio que vai dar vida a muitos smartphones ‘Flagship’. Mais concretamente, vamos ver este SoC a dar vida a alguns aparelhos “quase topo de gama”, como foi o Nothing Phone (2) no ano passado e é o caso do OnePlus 12R este ano.
O Snapdragon 8s Gen3 é necessário!
A Qualcomm explicou que este chip é quase obrigatório no mercado, tal tem sido o encarecimento do custo de produção, e subida do preço dos SoC de gama super alta. Porém, a Qualcomm não apresentou testes de comparação, nem números singulares para o 8s Gen3.
A única coisa que sabemos, é que o Snapdragon 8s Gen3 não é tão bom quanto o Snapdragon 8 Gen3. Porém, é bom o suficiente para dar vida à gama mais alta do mundo Android.
Entretanto, relativamente a quem vai usar este SoC, foram ditos vários nomes como Honor, iQOO, RealMe, Redmi, Xiaomi, etc… Os anúncios deverão começar a aparecer em Abril.
Este SoC vai ter muita IA!
Entretanto, apesar de menos complexo e mais barato, a Qualcomm afirma que temos aqui suporte a muito e bom IA, com suporte nativo a Llama 2 Gemini Nano.
Os cortes devem estar no GPU (menos poderoso), e nas frequências máximas dos núcleos do CPU.
Preço?
O Snapdragon 8 Gen3 custa qualquer coisa como 200 dólares por unidade em 2024. Sendo exatamente por isso que a Qualcomm lança este ‘8s’. Porém, não fazemos ideia do seu preço. Fica a ideia de que este SoC é demasiado bom e demasiado caro para um aparelho de gama média como é o Galaxy A55 ou o Redmi Note 13 Pro+.
Por isso, é muito provável que o seu preço não seja assim tão bom quanto isso, e por isso mesmo, os smartphones que chegarem equipados com este processador vão continuar a custar qualquer coisa como ~1000€.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!