O sucessor ao atual topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 888, já está mais do que finalizado e pronto para a produção em massa. E pelos vistos, em vez de Snapdragon 895, o nome escolhido vai ser Snapdragon 898.
Curiosamente, além do nome inesperado, parece que o cluster de núcleos de processamento também vai mudar. O que poderá surpreender em termos de performance pura e dura!
Snapdragon 898: Este é o próximo topo de gama (Cortex-X2)
Portanto, segundo o popular ‘leaker’ Ice-Universe, o novo topo de gama da Qualcomm vai contar com um núcleo de processamento Cortex-X2 a 3.09GHz. Uma informação que aparentemente chegou à Internet graças a um smartphone protótipo, utilizado para perceber até onde a fabricante pode “esticar” a frequência deste SoC.
Dito isto, além do Cortex-X2, é esperado que o novo processador topo de gama da Qualcomm seja baseado no processo de 4nm da Samsung, o que claro está, irá resultar num aumento de performance, bem como num aumento de eficiência, relativamente ao que encontramos no mercado nesta altura do campeonato. Entretanto, em termos de configuração (Cluster), vamos ter o seguinte:
- 1x núcleo Kryo 780 (Cortex-X2)
- 3x núcleos Kryo 780 (Cortex-A710)
- 2x núcleos Kryo 780 (Cortex-A510)
- 2x núcleos Kryo 780 (Cortex-A510)
Entretanto, na versão Plus deste mesmo processador, parece que a Qualcomm vai saltar do barco Samsung, para aterrar no navio TSMC, de forma a aproveitar o processo de 4nm da segunda, em vez de continuar a parceria com a gigante Sul Coreana. Mas la está, por enquanto, são apenas rumores.
O novo processador topo de gama da Qualcomm deve ser anunciado em Dezembro deste ano, com os primeiros aparelhos a chegar ao mercado nesse mesmo mês. Sim! Este ano, a nova geração vai chegar mais cedo ao mundo Android
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!