Como deve imaginar, a Qualcomm já está a preparar o sucessor ao atual Snapdragon 888! Contudo, desta vez, a gigante dos microprocessadores mobile não está apenas a preparar a evolução do chip propriamente dito. Visto que também tem planos para mudar de linhas de produção.
Ou seja, é muito provável que o novo processador Qualcomm Snapdragon seja baseado nos 4nm da Samsung, em vez dos 5nm ou 4nm da TSMC.
Snapdragon 895: Samsung voltou a roubar clientes à TSMC!
Portanto, a Samsung voltou a conseguir roubar um cliente importante à rival TSMC, isto depois de ter conseguido convencer a NVIDIA a mudar para as suas linhas em 2020. Um ‘roubo’ que deixou vários entusiastas do mercado de PCs impressionados, visto que a NVIDIA e TSMC já eram parceiras, com muito sucesso, há vários anos.
Pois bem, desta vez, tudo indica que é a vez da gigante Qualcomm saltar do barco da TSMC, para tentar a sua sorte no lado da Samsung. Estamos a falar do processo de 4nm, que aparentemente, também vai dar vida ao Exynos 2200, o tal SoC feito em parceria da Samsung com a AMD.
Mas porquê?
A razão é muito simples, e nada tem a ver com um acréscimo de qualidade nas linhas da Samsung face ao que a TSMC tem para oferecer. A questão é que a Apple está a apostar forte e feio na produção de chips! Por isso, reservou a grande maioria da quota dos processos de 5nm e 4nm para os seus processadores ARM. Não nos podemos esquecer que além da Apple, a AMD também é uma das maiores clientes da TSMC, sendo uma fabricante que está agora a preparar o salto para os 5nm.
Aliás, ao que tudo indica, a Apple também já tem contratos assinados para os 3nm da TSMC. Por isso, é provável que a Qualcomm tenha decidido mudar de fornecedora. Tudo de forma a evitar problemas de quotas de produção, ou de negociações demoradas e/ou caras a médio/longo prazo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!