Como deve saber, toda a produção de 3nm da TSMC está reservada para a Apple e para os seus processadores proprietários. Por isso, os processadores pensados para a nova geração de smartphones Android vão continuar a contar com o “velho” processo de 4nm, que no fundo é uma otimização do ainda mais antigo processo de 5nm.
Mas… Isto não significa que a performance não vá subir de forma muito significativa em 2024. Acabaram de chegar alguns testes à Internet extremamente interessantes, onde podemos ver um Snapdragon 8 Gen3 combinado com memória RAM LPDDR5T a quebrar recordes.
Snapdragon 8 Gen3: Segredo está na memória RAM!
Portanto, uma das grandes dúvidas na cabeça dos consumidores é… Se o processo de produção é o mesmo, e é por aqui que as fabricantes têm vindo buscar a grande maioria dos seus ganhos de performance, o que vai mudar na próxima geração?
Bem, as fabricantes de chips têm tentado dar a volta à situação com outras inovações, como é o caso da MediaTek, que até está a tentar mudar o esquema de núcleos de processamento para conseguir oferecer um nível de performance nunca antes visto. (Por exemplo: 3 super núcleos em vez de apenas 1).
Mas, ao que tudo indica, a Qualcomm conseguiu melhorias extremamente interessantes com pequenas melhorias arquiteturais, e pelos vistos, com a troca da memória RAM para a mais recente e mais rápida LPDDR5T. Afinal de contas, o novo processador mobile foi capaz de apresentar uma melhoria entre os 25% e os 40% face ao atual Snapdragon 8 Gen2. Algo impressionante!
- Nota: 25% no lado do CPU e 40% no lado do GPU. No lado do GPU, esta pontuação impressiona até face ao processador do iPhone 15 Pro.
Porém, não é ainda claro se as versões deste processador pensadas para o mercado vão chegar com esta RAM mais rápida mas mais cara, ou se vamos ver SoCs Snapdragon 8 Gen3 “limitados” à atual memória LPDDR5X. Uma questão interessante, visto que a MediaTek está apostada em ser a primeira fabricante a implementar memória LPDDR5T no seu novo Dimensity 9300.
Em suma, agora é esperar para ver! Mas ao que tudo indica, a performance vai mesmo aumentar de forma significativa na próxima geração. Ainda bem! Visto que a exigência no lado do processamento também vai aumentar de forma agressiva, graças à adoção de ainda mais funcionalidades IA no mundo mobile.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!