Já falámos muito acerca do Snapdragon 8 Gen3, e até do novo Dimensity da MediaTek, no entanto, quando ficámos a saber que a TSMC iria reservar a quase totalidade do processo de 3nm para a Apple, o receio de que as diferenças em termos de performance não iriam ser nada por aà além ficaram logo muito evidentes.
Sem os 3nm, a Qualcomm e MediaTek têm apenas dois caminhos a percorrer se querem um pouco mais de performance! Mudar a configuração de núcleos, ou então, aumentar a frequência. Até podem fazer as duas coisas. Mas claro, isto pode ter um impacto muito significativo no consumo de energia, e até no aquecimento do próprio chip.
Bem, segundo os mais recentes rumores, a Qualcomm vai conseguir aumentar a performance do seu processador topo de gama de nova geração, sem diminuir a eficiência total do pacote.
Snapdragon 8 Gen3: Mesmos 4nm, + performance, mesma eficiência
Portanto, o Snapdragon 8 Gen1+ foi incrÃvel, o Gen2 conseguiu continuar a tendência, e ao que tudo indica, a terceira geração vai ser ainda melhor. Apesar de algumas limitações inesperadas na parte da produção, a Qualcomm vai mesmo ser capaz de incluir algumas melhorias extremamente interessantes, que irão levar o desempenho do ecossistema Android para um outro nÃvel. Como? Bem, ao que tudo indica, a Qualcomm vai optar por uma configuração 1+5+2, com 10MB de cache L3.
Uma configuração significativamente diferente face ao atual Snapdragon 8 Gen2, que conta com 1+2+2+3 núcleos. Ou seja, a Qualcomm quer oferecer um número mais alto de núcleos capazes de muita e boa performance. Todos eles com frequências mais altas. Além disto, o GPU Adreno 750 também vai ter uma performance melhorada.
Em suma, apesar do facto de não existir uma melhoria no consumo de energia, tudo indica que a Qualcomm vai mesmo ser capaz de oferecer mais performance, com o mesmo exato orçamento energético. O que é bom, e raro, tendo em conta as limitações dos 4nm.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!