Como deve saber, toda a capacidade de produção de 3nm da TSMC pertence à Apple. Uma “vantagem” por sua vez aproveitada ao máximo para dar origem aos processadores dos recentemente lançados iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, mas também deverá servir de base para os processadores M3 destinados para computadores Mac.
Durante muito tempo, devido a esta forte aposta nos 3nm, a indústria pensou que a Apple iria ter uma vantagem competitiva incrÃvel face à s suas rivais no lado Android. Mas… A montanha pariu um rato!
Snapdragon 8 Gen3 mais eficiente que o A17 Pro da Apple. Mas como!?
Portanto, apesar do facto de a Qualcomm, MediaTek e Samsung estarem “presas” aos 4nm durante pelo menos mais um ano, tudo indica que a diferença de performance e eficiência energética não vai ser nada por aà além relativamente aquilo que a Apple tem para oferecer.
Update: Snapdragon 8 Gen 3 boasts a 30% better power efficiency compared to the A17 Pro.
The performance gap in GB6 multi-core benchmark scores between Snapdragon and Apple Silicon is narrowing, and the Snapdragon 8 series GPU's peak performance surpasses Apple's. In 2022, there…
— Revegnus (@Tech_Reve) October 7, 2023
Aliás, segundo novos rumores, a Qualcomm foi capaz de fazer alguma magia com o seu novo Snapdragon 8 Gen3. Melhorando a performance, ao mesmo tempo que também melhorou significativamente a eficiência energética. Afinal, segundo tudo o que tem chegado à Internet, apesar de não mais rápido, ou tão rápido, o novo SoC topo de gama da Qualcomm é pelo menos 30% mais eficiente face ao A17 Pro da Apple.
Não é esperado que no lado do CPU a Qualcomm leve a sua avante, com a Apple a ficar por cima em potencial puro e duro. Porém, no lado do GPU, o Snapdragon 8 Gen3 vai ser substancialmente mais rápido, o que poderá fazer a diferença em vários casos de uso. Estamos a falar de uma diferença de performance de mais ou menos 60% no lado do GPU.
Claro que ainda é cedo para perceber o que isto realmente significa no mundo real. Especialmente quando a MediaTek está a preparar um SoC completamente diferente do habitual, com um potencial de performance avassalador.
Mas, uma coisa é certa, se pensava que os 3nm iam fazer a diferença, parece que não.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!