Snapdragon 8 Gen3 é caro à sorte! Quem paga é você!

Apesar do facto de o atual SoC topo de gama da Qualcomm (Snapdragon 8 Gen3) ainda não ser baseado no processo de 3nm da TSMC, a realidade é que o seu preço subiu de forma muito considerável face ao “velhinho” Snapdragon 8 Gen2.

Estamos a falar de um aumento de 25% no preço por unidade, que faz com que o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen3 custe qualquer coisa como 200€ por unidade às fabricantes de smartphones.

É ou não é um exagero?

Snapdragon 8 Gen3 é caro à sorte! Quem paga é você!

Está farto de ver aumentos de preço no mundo dos smartphones, especialmente no lado Android da coisa? Bem, uma das grandes culpadas é inegavelmente a Qualcomm, que apesar de (ainda) não ter dado o salto para os 3nm, decidiu aumentar o preço do seu SoC topo de gama para 2024 de forma quase encandalosa.

Aliás, isto acaba por explicar o porquê de a Samsung ter optado pelo seu Exynos 2400 para o S24 e S24+ em várias regiões do globo, em vez de equipar todos os seus aparelhos com processadores da Qualcomm. Afinal, o custo seria incrivelmente mais alto!

Se o SoC aumentou 25% em 2024, quanto é que irá aumentar em 2025!?

Sou muito honesto, o que me preocupa nem é o aumento de 25% no Snapdragon 8 gen3, é mesmo o aumento que deverá estar escrito no nosso futuro, já a partir de 2025 com o Snapdragon 8 Gen4, quando a Qualcomm tiver acesso às mais recentes e poderosas linhas de produção da TSMC. (Que por enquanto ainda são um exclusivo Apple).

É que se formos olhar para os aumentos de preço no SoC topo de gama da Qualcomm… A história começa a ser um conto de terror.

Estes são os preços de todos os SoC de topo da Qualcomm desde 2016. 1200 Yuan = 169 dólares // 1160 Yuan = 164 dólares // 1400 Yuan = 197 dólares

Se olhar para a imagem em cima, é fácil perceber que a Qualcomm teve um aumento de preço muito significativo com o Snapdragon 888 em 2020. Um tendência que se tem mantido mais ou menos consistente ano após ano. (O Snapdragon 870 é na realidade um 865 com alguns toques, daí ser mais barato).

O que levanta uma questão… Será que está na altura de a MediaTek começar a ganhar mais quota de mercado? Afinal de contas, o nível de performance é muito parecido! Porém, o preço que a rival da Qualcomm mete em cima da mesa é bastante mais apetecível. Ou vamos começar a ver um outro encarecimento generalizado em tudo o que é equipamento Android de topo? Estamos a chegar a um ponto em que é quase insustentável.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também