Como jĂĄ deve saber, Ă© esperado que os novos SoC Snapdragon 8 Gen2 da Qualcomm sejam baseados numa configuração de nĂșcleos um pouco diferente da habitual. No entanto, ao que tudo indica, a configuração recebeu uma nova atualização, com a Qualcomm a preferir a utilização de 4 nĂșcleos ‘Gold’ numa configuração 1 + 4 + 3, em vez dos originais 1 + 2 + 2 + 3.
A ideia Ă© aproveitar estes 4 nĂșcleos para ficar Ă frente da concorrĂȘncia, em vez de apostar sĂł e apenas nas melhorias arquiteturais e eficiĂȘncia energĂ©tica. A performance Ă© importante para a Qualcomm, especialmente nesta altura do campeonato em que a MediaTek jĂĄ lhe começou a bater o pĂ©.
Snapdragon 8 Gen2 vai usar 4 nĂșcleos ‘Gold’ para performance
Portanto, de forma mais concreta, a Qualcomm vai utilizar 4 nĂșcleos Cortex-A715, em vez de 2 Cortex-A710 + 2 Cortex-A710. PorquĂȘ? Porque alĂ©m de uma melhoria da performance, a verdade Ă© que estes nĂșcleos sĂŁo mais amigos da eficiĂȘncia energĂ©tica. Por isso, Ă© esperado que a configuração do SoC seja a seguinte:
- 1x Cortex X3
- 4x Cortex-A715
- 3x Cortex-A510
PorquĂȘ esta mudança tĂŁo tarde no jogo?
Ao que tudo indica, tudo se deve ao leak de performance do novo SoC Mediatek Dimensity 9200, que nos Ășltimos tempos tem impressionado na performance do CPU, mas tambĂ©m do GPU, chegando ao ponto de ficar Ă frente do M1 da Apple, o que nĂŁo Ă© de todo uma brincadeira fĂĄcil de alcançar.
Mas nĂŁo se deixe enganar, a performance ‘pico’ interessa pouco se o processador nĂŁo for capaz de a manter. Este era o grande problema do Snapdragon 8 Gen1, e pode voltar a ser um fantasma bem real para a Qualcomm em 2023. Ainda assim, Ă© bom ver rivalidade entre a Qualcomm, Apple e MediaTek. Quem fica a ganhar somos nĂłs, os consumidores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai comprar um novo Android topo de gama em 2023? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo na caixa de comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!