Ainda se lembra da velhinha placa gráfica GTX 1050 da NVIDIA? É que os processadores do mundo dos smartphones já chegam, e até ultrapassam, o seu nÃvel de performance!
Pois bem, esta mÃtica placa gráfica, muito orientada à qualidade/preço, capaz de fazer das suas durante muitos e bons anos. Afinal de contas, em termos de potência de computação gráfica, esta placa budget da NVIDIA é capaz de oferecer um máximo de 2.1 TFLOPs, um valor muito interessante, tendo em conta que a PS4 original oferece cerca de 1.8 TFLOPs.
Tudo isto para dizer o quê? Pois bem, o mais recente processador topo de gama do mundo mobile, o Snapdragon 8 Gen2, oferece um nÃvel de performance gráfica muito similar! Ou seja, já temos o poderio de uma PS4, na nossa mão, a consumir uma fração da energia!
Snapdragon 8 Gen2 tem uma performance similar à GTX 1050
Portanto, é preciso ter em conta que a GTX 1050, apesar do seu foco no preço, é capaz de correr a grande maioria dos jogos eSports do mundo do PC Gaming, bem como alguns jogos mais pesados, como The Witcher 3.
É obviamente uma placa gráfica antiga, que logo no inÃcio da sua vida foi lançada como um modelo de entrada de gama. Mas é uma placa gráfica que ainda tem o seu valor, sendo capaz de demonstrar a evolução do mercado de smartphones.
Entretanto, como é óbvio, tanto a PS4 como a Xbox One, já estão um pouco ultrapassadas nos tempos que correm. Hoje em dia, os jogadores querem uma PlayStation 5, uma Xbox Series X, ou uma placa gráfica de última geração, dentro do seu PC, para jogar os mais recentes projetos na sua qualidade máxima.
Porém, esta não tem de ser a realidade do mundo dos smartphones!
O smartphone não é uma consola que está sempre ligada à corrente, e tem um sistema de refrigeração complexo! É um dispositivo móvel, cada vez mais poderoso, mas que ainda assim, tem de estar sempre preocupado com o seu consumo de energia, e aquecimento. Afinal, a autonomia é cada vez mais uma métrica importante para a grande maioria dos consumidores.
É exatamente neste ponto que temos de elogiar a capacidade de evolução das grandes fabricantes de processadores para o mundo mobile. Não só a Qualcomm, como também a MediaTek, e claro, a Apple.
É que o Snapdragon 8 Gen2, o processador mobile que provavelmente vai dar mais que falar em 2023, é capaz de oferecer um nÃvel de performance muito similar à velha GTX 1050. Isto, enquanto consome apenas 8W! Para ter ideia da evolução, a velha placa gráfica consumia 75W, com picos capazes de ultrapassar os 90~100W.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!