Como dissemos há alguns dias atrás (aqui), o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 que vamos poder encontrar nos novos Galaxy S23, incluindo nos Europeus (Adeus Exynos!), é uma versão especial do processador que deverá dar vida à grande maioria dos topo de gama Android em 2023.
Quão diferente? Vamos por partes!
Snapdragon 8 Gen2 vai ser mais rápido na Samsung
Portanto, depois do leak de algumas versões do Galaxy S23, ficámos a saber que a frequência do CPU, e do GPU, no Snapdragon 8 Gen2 que equipa estes topo de gama Samsung, é afinal superior relativamente ao que foi anunciado no Snapdragon Summit.
Afinal, num leak do Galaxy S23 Ultra, é possível ver o núcleo Cortex-X3 a 3.36GHz em vez dos normais 3.2 GHz da configuração ‘normal’ do processador. No entanto, esta não é a única diferença, visto que o GPU também vai operar a 680MHz, em vez dos ‘normais’ 680MHz.
Em suma, na Samsung, o Snapdragon 8 Gen2 de Dezembro/Janeiro, já vai ser uma espécie de versão Plus, que a Qualcomm apenas costuma lançar em Agosto.
Porquê esta diferença?
Bem, a Samsung é quem vende mais smartphones no planeta! Como tal, faz todo o sentido vender uma versão do SoC um pouco mais poderosa, e claro, um pouco mais cara. É Win-Win! A Qualcomm ganha mais dinheiro, e a Samsung é capaz de se distanciar um pouco das suas rivais, especialmente das Chinesas, como é o caso da Xiaomi, Oppo e Vivo.
Se esta diferença vai ser muito significativa no fim do dia? Bem… Provavelmente não.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Uma boa estratégia por parte da Samsung? Ou é simplesmente algo que não dar em nada? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!