Snapdragon 8+ Gen2 já chegou, mas ninguém percebeu!

Como deve saber, é perfeitamente normal para a Qualcomm lançar uma versão base do seu SoC topo de gama no início do ano, para o lançamento da nova geração de smartphones. Posteriormente com um segundo lançamento no verão, na forma de um SoC Plus (+).

Este segundo SoC chega com algumas melhorias, tudo fruto da otimização dos componentes e processo de produção para dar vida aos sempre populares ‘refresh’ das fabricantes do ecossistema Android.

Porém, em 2023 isto não aconteceu. Ou melhor, aconteceu, mas de uma forma um pouco diferente à normal. Vamos por partes?

Snapdragon 8+ Gen2 já chegou, mas ninguém percebeu!

Portanto, como noticíamos no início desta geração, a Samsung teve acesso a uma versão especial do processador Snapdragon 8 Gen2, para a sua gama de smartphones Galaxy S23.

Caso não se lembre, o SoC chegou ao mercado com o nome de Snapdragon 8 Gen2 ‘For Galaxy’. Qual era a diferença? Frequências mais altas no GPU e CPU, isto sem as desvantagens do sobreaquecimento e aumento de consumo, graças ao facto de serem processadores escolhidos a dedo.

O que significa isto na realidade? De forma muito resumida, a Samsung fez uso de processadores Plus logo a partir do início da nova geração de smartphone Android. Sabe porquê? Porque o processador que foi exclusivo Samsung durante 6 meses está agora a chegar a outros aparelhos, que no passado receberiam a versão Plus do SoC da Qualcomm.

Um excelente exemplo disto é o RedMagic 8S Pro que já tivemos a oportunidade de analisar, que chegou com um Snapdragon 8 Gen2 ‘Leading Version’. Ou seja, o mesmo exato processador que a Samsung utiliza em toda a sua gama de aparelhos lançada em 2023!

Qual é a diferença?

Normalmente, as melhorias estão nas frequências dos núcleos do CPU e GPU. O que por sua vez resulta num aumento de performance à volta dos 5%.

Não é nada de especial, mas nas gamas mais altas, os entusiastas querem é performance a sério, e só se contentam com o melhor. O que realmente é interessante no meio disto tudo, é o negócio que a Samsung fez com a Qualcomm em 2023. Negócios que se deverá estender a 2024.

A Samsung conseguiu equipar um “processador do futuro” nos seus smartphones!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também