Tem um dos mais recentes smartphones topo de gama do mundo Android? Bem, está prestes a deixar de ser um topo de gama! Sabe porquê? A Qualcomm acabou de anunciar o seu novo SoC Snapdragon 8 Gen1+, que além de algumas melhorias no campo das frequências do CPU e GPU, é também baseado no processo de produção de 4nm da TSMC, e não no processo de 4nm da Samsung, o que por sua vez, deverá significar uma maior eficiência energética, e menos sobreaquecimento. (Mais autonomia!!!!)
Snapdragon 8 Gen1+: Tinha um topo de gama? Já não tem!
Portanto, a Qualcomm, como tem sido habitual nos últimos anos, está agora pronta a lançar uma versão um pouco mais poderosa, e mais fresca, do seu SoC topo de gama, o Snapdragon 8 Gen1 Plus.
Um processador, que vai muito provavelmente servir de base para muitos novos smartphones, na segunda metade de 2022.
O que muda na prática?
Segundo a Qualcomm, a passagem para o modelo Plus significa 10% na performance do CPU, um aumento de 10% nas frequências do GPU, e claro, mais autonomia, com um consumo 15% mais baixo.
A Qualcomm também mencionou ser capaz de chegar a uma melhoria de eficiência de mais ou menos 30%. O que muito provavelmente se deve ao facto de o processo de 4nm da TSMC ser mais poderoso, e significativamente mais eficiente no campo energético. Mas, como é óbvio, apesar das muitas melhorias, muita desta performance acrescida vai depender da forma como a fabricante refrigera este novo chip.
Que marcas vão apostar no SD 8 Gen1+?
Muito provavelmente, todas as fabricantes do segmento gaming, como é o caso da ASUS, e Lenovo, da Xiaomi, e muito provavelmente da RedMagic. No entanto, as marcas mais tradicionais também querem tirar partido às vantagens do novo chip, visto que até a Samsung, está neste momento a planear integrar este novo processador nos seus novos dobráveis.
Isto significa que o Z Flip 4 tem o potencial de ser significativamente mais poderoso que o S22 Ultra, ao mesmo tempo que também é um pouco mais barato que o atual topo de gama da gigante Samsung.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai comprar um novo smartphone topo de gama na segunda metade do ano? Ou vai aproveitar potenciais quedas de preços nos modelos já lançados?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!