Snapdragon 8 Gen 2: por fim Android em cima do iPhone?

Antes de um novo chipset ser lançado, normalmente vemos os resultados de referência graças a algum smartphone chinês. No entanto, desta vez as coisas foram diferentes. É que o leak não partiu de nenhum desses equipamentos, mas do próprio Galaxy S23 da Samsung. Assim, apesar do Snapdragon 8 Gen 2 ainda não ter sido lançado, a pontuação no geekbench do próximo smartphone da gama Galaxy foi divulgada.

Snapdragon 8 Gen 2: por fim Android em cima do iPhone?

O Snapdragon 8 Gen 2 apresenta um núcleo a 3,36 GHz, quatro núcleos a correr a 2,80 GHz e dois núcleos a correr a 2,02 GHz. Isto de acordo com os resultados no Geekbench. Entretnato e apesar de ainda não termos totalmente a certeza, “Kalama” refere-se muito eventualmente ao próximo chip topo-de-gama da Qualcomm.

O novo chipset também apresenta uma gráfica atualizada. A Adreno 730 está presente no Snapdragon 8 Gen 1 enquanto a Adreno 740 vem no novo processador. Entretanto lembro que o leakster Abhishek Yadav afirmou no Twitter que o Galaxy S23 terá 8 GB de RAM e chega com o Android 13.

Snapdragon 8 Gen 2

O Snapdragon 8 Gen 2 parece fazer uma diferença significativa como visto nos resultados.

Para além do S23, é muito provável que o novo processador chegue também com o Xiaomi 13. Isto faz todo o sentido. É que afinal de contas o Snapdragon 8 Gen 1 é utilizado na gama Xiaomi 12 e o Snapdragon 8+ Gen 1 é utilizado na gama Xiaomi 12S.

O segredo para este chip conseguir ultrapassar o que está presente nos novos iPhones parece estar na placa gráfica. Pelo menos foi o que revelou o leakster Digital Chat Station.

Realmente a Qualcomm tinha de fazer alguma coisa neste campo, especialmente se considerarmos a tareia que o chipset da Apple A16 dá no Snapdragon 8+ Gen 1. A aposta da maça tem quase 40% mais potência o que é realmente surpreendente.

Vamos agora esperar por mais resultados para percebermos exatamente como é que isto vai funcionar no mundo real.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também