Hoje em dia já não é “fácil” conseguir grandes saltos no desempenho de qualquer chio. Ainda assim, a Qualcomm parece estar a preparar um verdadeiro monstro de desempenho com o seu novo SoC topo de gama Snapdragon 8 Elite Gen 2.
Isto é extraordinário porque, mesmo ao manter a mesma estrutura de núcleos do Snapdragon 8 Elite, a empresa apostou forte nos novos núcleos Oryon, e os resultados são impressionantes.
Aliás, segundo recentes “leaks”, os primeiros benchmarks no AnTuTu revelam que este processador conseguiu uns absurdos 3,8 milhões de pontos. Um salto de 40,7% face ao atual campeão baseado no Snadragon 8 Elite, o iQOO 13, que se fica pelos 2,7 milhões.
Mas de onde vem este poder todo?
O Snapdragon 8 Elite Gen 2 vai ser produzido no processo de 3nm ‘N3P’ da TSMC, o que permite melhor eficiência energética e mais potência sem aumentar o consumo. Além disso, a Qualcomm reforçou o chip com a GPU Adreno 840 e apostou nos núcleos ‘Pegasus’, que, segundo rumores, podem chegar aos 5,00GHz!
Outro fator importante é o suporte para a Scalable Matrix Extension (SME) da ARM, uma tecnologia que melhora a execução de cálculos complexos e pode ter um grande impacto nos benchmarks.
Ainda falta algum tempo, mas os números já impressionam!
Apesar de ainda faltar algum tempo para o lançamento oficial… Estes resultados mostram que o Snapdragon 8 Elite Gen 2 pode redefinir o que significa ter um smartphone Android potente. Claro, é sempre bom manter algum ceticismo até termos mais testes independentes, mas uma coisa é certa: a concorrência que se ponha a pau!
Além de tudo isto, é também preciso ter a noção de que ter mais performance por ter mais performance já não vale grande coisa nos dias que correm. Há muito tempo que o desempenho não é um problema dentro do ecossistema Android. Por isso… Será que vale a pena este salto se o preço aumentar à mesma escala?
Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.